Uma problema muito comum durante a gravidez é o aparecimento de manchas, favorecidas pela alta de hormônios como a progesterona. Algumas pessoas tem maior facilidade para manchas, outras menos. Para prevenir, a única forma é usar e abusar dos filtros solares durante toda a gestação, independente de estar exposta ao sol, já que a luz branca também provoca o aparecimento dessas manchas conhecidas como melasma. Com o fim da gravidez algumas manchas diminuem, entretanto as queixas de manchas permanentes são bastante comuns.

Consultei recentemente minha dermatologista, Dra. Daniela Leal (da Clinica Leal em Campinas) para tratar as minhas manchinhas, que apesar de poucas, me incomodam bastante. Não existe um tratamento que elimine totalmente as manchas, mas é possível amenizá-las através de dermocosméticos e tratamentos com laser.

Como eu ainda estou amamentando minha médica não recomendou por enquanto o tratamento com o laser (também porque eu ia colocar o DIU hormonal – post aqui), pois o elevado nível de progesterona pode atrapalhar os resultados e favorecer o aparecimento de  manchas.

Baseado nas minha necessidades (de acordo com o tipo de pele) ela pediu para que eu fizesse 3 produtos manipulados (fiz na Dermage): uma capsula para ser ingerida de manha, um creme para passar antes do filtro solar e um creme para passar a noite.

dermocosméticos dermage daniela leal

Em todos eles tem ingredientes que de alguma forma vão ajudar esse resultado pois tem: despigmentante, ativador de vitamina D, redensificador, clareador com efeito esfoliante, reestruturador do colágeno e ingredientes ativos que modulam a cor e uniformizam a pele.

Minhas fórmulas em creme contém: Alfa-arbutin, luteína, Densiskin d+, Luminescence, loção olivem, ácido glicólico, gluconolactona, Dip Kojico, Bryghtenyl e creme adiamax. Esse tipo de tratamento exige uma avaliação individual para cada tipo de pele e necessidades.

Confiram o vídeo abaixo onde mostro a utilização desses produtos, bem como os filtros solares com cor:

ROC filtro com cor tinted mousse

  • La Roche Posay Anthelios Couvrant FPS 60 (ótima cobertura com pouco produto)
  • ROC Minesol Tinted Mousse FPS 30 (Toque seco)

 

 

Bjosss

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.