Cada fase da gestação é um grande passo no desenvolvimento do bebê. Durante as 40 semanas, vão se formar o coração, olhos, boca, rins, mãos, pés, pele, ouvido e, por último, amadurecer os pulmões – é por isso que, quando a criança nasce prematuramente, há grandes chances de ter algum comprometimento das funções do sistema respiratório – assim, como os bebês nascidos com alguma cardiopatia congênita e também aqueles que desenvolvem broncodisplasia posteriormente.
Sabemos que todo recém nascido precisa de ser submetido a cuidados especiais de higiene, todos devem lavar as mãos, usar álcool em gel, a cada visita, evitar lugares fechados e com grande circulação de pessoas, etc. Porém os prematuros, cardiopatas (com alguma doença do coração) e os broncodisplásicos são ainda mais sensíveis. Com eles, o cuidado precisa ser redobrado principalmente para evitar o contágio com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que é a principal causa de bronquiolite em crianças abaixo de 2 anos de idade. podendo levar a hospitalizações e, em alguns casos, ser fatal.
O Vírus Sincicial Respiratório e a Bronquiolite em bebês
O VSR circula no Brasil com maior intensidade no primeiro semestre do ano, variando de região para região, o que define a época que o bebê deve ser imunizado (ou seja, o período de sazonalidade do vírus). A imunização deve ser iniciada 1 mês antes dos meses de maior circulação do vírus, em 5 doses em meses consecutivos, o que garante a eficácia da proteção. O período de imunização contra o vírus depende da região do Brasil: região Norte, de janeiro a junho; região Sul, de março a agosto; regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, de fevereiro a julho, conforme tabela abaixo:
A recomendação de imunização contra o VSR de acordo com o Calendário de Vacinação da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) para Prematuros (link) é a seguinte:
- Prematuros até 28 semanas gestacionais, no primeiro ano de vida.
- Prematuros até 32 semanas gestacionais, nos primeiros seis meses de vida.
- Bebês com doença pulmonar crônica da prematuridade e/ou cardiopatia congênita, até o segundo ano de vida. Desde que esteja em tratamento destas condições nos últimos seis meses.
- Utilizar inclusive em RNs hospitalizados.
Quais são as vacinas disponíveis para bebês prematuros?
O Ministério da Saúde (ou seja, o SUS) disponibiliza gratuitamente para:
– Prematuros até 28 semanas gestacionais, no primeiro ano de vida.
– Bebês com doença pulmonar crônica da prematuridade e/ou cardiopatia congênita,
até o segundo ano de vida – e independente da idade gestacional.
A imunização é garantida nas condições acima e com prescrição médica. Converse com o pediatra ou neonatologista do seu filho(a).
Esta imunização também faz parte dos procedimentos obrigatórios previstos pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar para planos de saúde.
Vale lembrar que adultos e crianças acima de 2 anos também podem ser infectados pelo VSR, porém os sintomas normalmente são confundidos com os de uma gripe. Por isso os cuidados profiláticos com a higiene e o contato com as crianças é tão importante. Espero ter ajudado e deixo abaixo o Calendário de vacinação de Prematuros atualizada 2019):
Bjs
(*) Este conteúdo recebeu o patrocínio da AbbVie Brasil
Veja também: Cardiopatias mais comuns em bebês (12 de junho – Dia Mundial da Cardiopatia Congênita)