Completamos 27 semanas e com isso fechamos mais um ciclo, o segundo trimestre, período que compreende entre a 14ª e 27ª semanas. (leia mais sobre semanas, meses e trimestres aqui)

O segundo trimestre costuma ser o “queridinho” das grávidas e dos maridos. Geralmente os enjôos e mal estar do primeiro trimestre foram embora e a azia, peso da barriga e desconforto na coluna comuns no terceiro trimestre geralmente ainda não incomodam.

É também o trimestre em que as barrigas costumam a aparecer e tomar forma, principalmente nas gestantes que não tem um super barrigão e o período mais disputado para realizar viagens internacionais e enxoval, assim como uma romântica viagem a dois, pois a partir de 7 meses de gestação só é possível fazer viagens de avião com autorização médica.

Se eu tivesse que definir o meu segundo trimestre com uma característica ruim seria: intestino preso. Acho que dei uma vacilada feia na alimentação no começo desse trimestre, o que resultou em intestino preso por vários dias, gases, hemorróidas. Eu quase não estava comendo frutas, mas graças a Deus esse quadro melhorou bastante. Os derivados de leite em excesso, assim como alimentos que produzem gases e com excesso de conservantes me fazem muito mal e noto a barriga estufada em poucas horas. Depois daquele churrasquinho no domingo então o resultado é péssimo! Segunda é quase proibido subir na balança. ‘Santa’ simeticona em gel em que começa a fazer efeito em 10 minutos! Como a tendência é piorar no terceiro trimestre (pois o bebê fica maior e os órgãos cada vez mais “apertados”), é importante cuidar da alimentação e beber bastante líquido.

27 semanas completas. Terceiro trimestre, chegamos!!!
27 semanas completas. Terceiro trimestre, chegamos!!!

Outra característica desse trimestre é o início das contrações de treinamento ou contrações de Braxton-Hicks. A barriga fica “dura” por menos de um minuto por causa de algum movimento ou posição do bebê. Aqui eu costumo reparar que acontece mais vezes quando estou com a bexiga cheia e faço movimentos rápidos e nos “montinhos matinais”.

Montinhos e contrações com a bexiga cheia.
Montinhos e contrações com a bexiga cheia.

Acompanhe no meu instagram @analumasi nossa rotina e estágios da gravidez. Também tem vídeos dela chutando e se remexendo!

Também podemos comemorar o fato de que o bebê tem muito mais chances de sobreviver a um parto prematuro a partir desse momento. No último ultrasom que fizemos, com 22 semanas, ela estava linda e perfeita. Seu desenvolvimento acontece exatamente como o esperado, graças a Deus.

Minha barriga cresceu bastante, principalmente depois das 20 semanas. Na foto abaixo da pra ver bem a diferença:

barriga segundo trimestre
Barriga com 15 semanas e com 27 semanas. Segundo trimestre concluído! 🙂

Por isso é muito importante beber bastante água e abusar dos cremes para estrias feitos para gestantes. As chances de aparecerem estrias aumenta muito no terceiro trimestre pois o bebê ganha peso e cresce muito, e por isso nossa pele precisa estar preparada para esticar.

Na próxima semana começam a montar os armários da nossa casa e essa semana ainda farei um vídeo do futuro quarto da Alice, que hoje além do berço, cômoda e cama, está cheio de caixas e bagunça. Só devo mostrar novamente depois de pronto. Uma amiga decoradora está me ajudando e preparou um projeto fofo pra lá.

Confiram os posts que escrevi esse trimestre sobre a gravidez:

14 semanas de gestação. Que venha o segundo trimestre

16 semanas e a consulta com a “medica humanizada”

Encontrei minha DOULA!

O balanço das 3 gestações e a libido feminina (20 semanas)

Como o marido encara a decisão pelo parto normal, natural ou humanizado

22 semanas de gestação completas

– 24 semanas de gravidez completas!!

Escurecimento da pele na gravidez: linha negra, mamilos, melasma (26 semanas)

 

Bjosss e até o próximo!!

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.