Existem algumas formas proteger sua família de mosquitos. Acredito que a melhor é fazer barreiras de proteção, tanto físicas como químicas. As barreiras físicas podem ser telas e roupas, e as químicas por meio de repelentes para crianças e adultos.

Em um país tropical como o que vivemos, é muito comum a presença de mosquitos e pernilongos, principalmente nas estações mais quentes no ano.  O problema se agrava quando há um grande período de chuvas, o que gera água parada e  foco de mosquitos transmissores de doenças.

Três das grandes doenças que estão presentes no Brasil hoje em dia (dengue, zika e chikungunya) são transmitidas por uma espécie de mosquito bastante conhecida: o Aedes aegypti. Além dessas famosas doenças, outros pequenos insetos como os mosquitos tiram o sono de qualquer um quando estão por perto, pois a picada coça e incomoda. Esses são mais comuns próximos a matas, lagos e rios e estão presentes durante todo o ano.

Como prevenir essas doenças e picadas de insetos
– Combate ao mosquito

Para prevenir doenças, a melhor forma é o combate ao transmissor. O mosquito Aedes aegypti precisa de água parada para de reproduzir, então, semanalmente, devemos verificar vasos, pneus, potes, brinquedos, piscinas infláveis e tudo que pode receber água da chuva e não ser notado. Infelizmente essa é uma medida que não é 100% eficaz porque não podemos confiar que os terrenos baldios, casas fechadas e caixas d’agua estão livres de focos do mosquito, então, precisamos complementar com outras 2 ações:

– Proteção da casa

Proteger a casa com telas, a fim de evitar a entrada do mosquito.

-Proteção individual

Usar repelentes para crianças e adultos, quando necessário. Um dos ativos que afastam mosquitos é o DEET, sigla de dietil-toluamida, utilizado em produtos como repelentes de insetos e que protege entre 2 e 8 horas, dependendo da concentração. Esse tipo de produto é indicado a partir de 2 anos e está disponível em várias apresentações.

Devemos ter atenção ao rótulo dos produtos, pois alguns deles (Aerossol e Refresh, produtos com concentração acima de 11%) não são indicados para crianças menores de 12 anos. Para nossos pequenos (e também adultos), a Linha OFF!® oferece 4 diferentes versões:

 

Tão importante quanto cuidar, é não exceder no uso desses produtos. O fabricante OFF!®, por exemplo, recomenda que crianças de 2 a 12 anos utilizem no máximo 3x ao dia, e reforçam que o repelente só deve ser reaplicado quando necessário.

Qual a forma correta de usar repelentes?
  • Passar somente em áreas descobertas (sempre verifique o rótulo do produto)
  • Não passar na palma das mãos da criança, olhos e boca.
  • Não exceder a quantidade de reaplicações.

 

Esse post recebeu incentivo de uma empresa que acredita no LookBebê e na qual confiamos. OFF! é uma marca da família SC Johnson.

 

Imagem: Proteção familia em Shutterstock

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.