Thalita e o marido Vinícius planejaram o parto do primeiro filho na Casa Angela (Casa de Parto em SP), mas não deu tempo de chegar e o bebe nasceu, pasmem, no carro!! Para o segundo filho, foi planejado um parto domiciliar. Segue abaixo o relato do Parto domiciliar do Pedro Otávio.

*****

“Senhor, abençoa o meu parto, que seja lindo e sobrenatural, cuida de todos os detalhes, que eu possa viver aquilo que o Senhor já tem planejado.” Essa foi a minha oração durante a gestação. ❤

Início do Trabalho de parto

Pré-natal redondinho, tudo preparado para viver mais um sonho… o parto domiciliar.

Na manhã do dia 8 de janeiro, apareceu um leve sangue rosado na minha calcinha, misturado com tampão. Meu corpo já dando os primeiros sinais.

O Samuel cuidando de mim em casa, passa a mão na minha barriga e diz: o Pedrinho! Ele está chegando mais perto!! Nesse momento não tive dúvida de que ele poderia chegar na virada da lua daquela noite.

As 15:48h comecei a sentir contrações ritmadas a cada 10 minutos com cólica suportável, durou em média 1 hora e pouco. Consegui dar uma limpada na casa, lavar roupa, conversar… e aproveitei o soninho da tarde do Samuel para ter um tempo de oração, de entrega e em seguida conversei com o Pedro Otávio. “Filho, a mamãe já está pronta pra te receber… você pode vir no momento em que se sentir preparado.” ❤

Por volta das 18h as minhas queridas obstetrizes chegaram em casa, primeiro veio a Bruna pra me avaliar e em seguida chegou a Priscila. Eu já estava com 5cm de dilatação, mas o colo ainda estava grosso.
Elas resolveram ficar em casa para ver como eu iria evoluir.

E começaram os preparativos para o grande dia… banheira na sala, banho… comidinhas gostosas… Samuel achando que estava num parquinho… mas feliz da vida porque ia pra casa da vovó. ?? Minhas contrações continuavam, mas eu conseguia me movimentar… ainda estava suave.

Depois de um tempo elas fizeram o descolamento de membrana, pra estimular as contrações. Que aos poucos foi evoluindo… mas ainda estava suportável.

Trabalho de parto Ativo

Passaram-se 3h… me avaliaram novamente… eu estava com 6cm de dilatação e meu colo estava bem fino. Começamos a fazer alguns exercícios para estimular o trabalho de parto.
A Doula chegou em casa nesse momento e me auxiliou em alguns deles. Também tomei um chá de maçã, canela, gengibre, pimenta e mel pra estimular.

Num momento, as 3 decidiram descer um pouco pra deixar eu e o Vi a sós… pra ver se eu evoluía mais. Oramos juntos, tomei um banho quente… namoramos um pouquinho.

Quando elas subiram… minhas contrações estavam um pouco mais fortes e frequentes… algumas com dor nas pernas, outras com dor nas costas. Como uma onda ela vinha e passava.
Fiquei bastante tempo na bola e no rebozo.

O tempo foi passando… o cansaço foi batendo. Deitei pra descansar um pouco, já devia ser quase 2 da manhã. Quando acordei, no meio de duas contrações… resolvi tomar um banho quente e, ali fiquei por um bom tempo. Foi quando entrei na fase ativa do parto… onde as contrações vem em intervalos menores, a voz da gente muda e as dores são de chorar.
“Está vindo mais uma…” eu falava. E a Pri me confortava dizendo: calma! É uma a menos…

A Doula Carol ficou todo tempo ali comigo, me encorajando, fazendo massagens nas costas durante as contrações e, após o banho também. Tudo estava encaminhando para a fase final do parto. Nesse momento a Carol falou pra mim: faz uma oração Thá.
“Senhor me ajuda, alivia meu sofrimento…” essas foram algumas das minhas palavras. E o Senhor ouviu o meu clamor.

Período Expulsivo

As meninas me levaram para a banheira… eu quase já não tinha forças pra andar. Mas como havia falado que gostaria muito de receber meu filho na água, elas atenderam ao meu desejo.

Me apoiei sobre a borda da banheira e sabia que estava bem próximo do alívio total da dor. É o momento de covardia, negação e estímulo ao mesmo tempo. Agradeço as palavras de força do meu marido nesse momento, do seu olhar e toque de carinho… foi como sonhei, ele ao meu lado. ❤

A fase expulsiva chegou, e junto dela, a força sobrenatural que não tem como explicar, só vivendo pra saber. Rompeu a bolsa e logo na contração “master” seguinte, meu pequeno guerreiro já apontou a cabecinha… e em seguida escorregou todo seu corpinho e veio ao meu encontro… e em meus braços ficou. Acabou a dor!!! Seu chorinho foi a canção mais linda da noite. ?Seus olhinhos se abriram por um instante e olhou para mim e o vi. Que encontro mais incrível e inesquecível. ❤

Obrigada Senhor pela vida tão preciosa que confiou em minhas mãos. Obrigada amor, pelo seu carinho e cuidado comigo em todo tempo. Obrigada Pri e Bruna por toda dedicação comigo nessa profissão tão linda e obrigada Carol, por me ajudar a encontrar o caminho do parto que tanto sonhei.

Pedro Otávio nasceu com 3,350kg, 50cm às 5:50 da manhã. Seu apgar foi 9/10. Mamou pouco tempo após o nascimento. E ele é lindo! Passamos pela dor que precede o verdadeiro amor. Foi muito além do que pedi ao Senhor, Ele sempre nos surpreende e cuida dos detalhes. Louvado seja Deus!❤

Mãe: Thalita N. Zanetti Zemuner
Pai: Vinicius Zemuner de Lima

Cidade: Barueri – SP
Mom2Be – Doula Carolina – (11) 99236-3173
Pri (obstetriz) casa Angela: (11) 99216-7994

Relato enviado pela família.

Veja aqui outros Relatos de Parto

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.