Demorou 1 ano, mas me sinto na obrigação de compartilhar minha experiência, pois foi através do Relato de Parto da @talitanobregalopes que me interessei pelo mundo do Parto Natural/Domiciliar ♥️ Não tenho o dom da escrever, mas vou tentar relatar da melhor maneira o melhor momento da minha vida ❣️
Sempre desejei um parto normal, porém não tinha ideia que só desejar poderia não acontecer! Tinha que pesquisar e me empoderar muito!
Equipe de Parto
Como foi uma gestação planejada, procurei um GO (Ginecologista Obstétrico) do plano antes mesmo de engravidar, poucos meses depois engravidei
Continuei com ele, pois na primeira consulta ele me disse que era a favor do parto normal! Vida que segue..
Quando estava com 23 semanas, procurei a @talitanobregalopes pedindo ajuda, através dela entrei no grupo Parto Natural no Facebook, ele foi muito importante para me munir de informações, lia tudo que conseguia, e repassava para o marido que não é muito de ler .
Mas a primeira coisa que ela me disse foi: tenha uma Doula, e hoje sei que é essencial ♥️ @valentinekasin
Descobrimos que o GO não era tão humanizado assim.
Quando estava com 35 semanas ele queria fazer o exame de toque, perguntei se podia recusar (sabia que não era necessário, somente em trabalho de parto) ele se espantou e disse que sim, mas que teria que anotar, pelo menos ele continuou simpático durante o restante da consulta, porém essa foi nossa última consulta com ele
Trocamos de GO e continuamos o acompanhamento com a Mariana Simões Obstetrícia (marianasimoes.com.br / Instagram.com/parindocomrespeito)
Hospitalar X Domiciliar
Sobre o Parto Domiciliar Planejado, antes mesmo de engravidar, já tinha o desejo, porém meu marido foi totalmente contra no início, disse que eu poderia ter o parto que quisesse, desde que fosse no hospital.
Fomos em uma roda de gestantes onde ouvimos o relato de Parto da Mariana Simões Obstetrícia.
Assistimos o filme o Renascimento do Parto, e foi aí que ele começou a cogitar o Parto Domiciliar, pois as intervenções não são feitas somente na mulher, e sim no bebê, como aplicar colírio nitrato de prata, aspiração, banho de esfrega esfrega, etc… Não queríamos que nossa filha passasse por isso logo que nascesse, pois sabemos que não havia necessidade.
Quando estava com 32 semanas decidimos pelo Parto Domiciliar Planejado com a equipe Arte de Nascer: Parteria Urbana (link da equipe no facebook), sendo nossa GO backup a Mariana Simões, e nossa Doula @valentinekasin juntamente com a fotógrafa Michele Pampanin Fotografia. (link do Vimeo, videos de parto)
Nossa equipe estava completa.
Relato de Parto
Pródromos e pré-trabalho de parto
Comecei com contrações de treinamento, os famosos pródromos (falso trabalho de parto) umas duas semanas antes do parto.
Na segunda dia 04/09 de madrugada saiu o primeiro rosado do tampão e voltei a dormir. Quando acordei e fui ao banheiro vi que saiu mais um pouco do tampão mucoso. Mandei foto para nossa Doula e ela achou melhor ir me ver. Estava com contrações, porém sem ritmo. Então ela colocou uma bolsinha quente na minha lombar que foi um super alívio, me deu um floral que me fez dormir a tarde toda.
Ela até achou que retornaria à noite, só que não… rs. Alarme falso, vida que segue… Na quinta tivemos consulta com as parteiras, estava tudo bem com nossa pequena, conversamos de aguardar até segunda (estaria com 41+ 3) caso não engrenasse íamos optar por algumas técnicas mais “naturais”/não farmacológicas de indução como descolamento de membranas. Pediram para tomar uma homeopatia, que se fosse hora ia ajudar. Na sexta acordei com mais contrações do que os dias anteriores, mas como tive alguns alarmes falsos, relaxei, pois não achava que seria a hora ainda.
Trabalho de parto – Fase latente
Como era dia de faxina saímos eu e marido… fomos almoçar na minha sogra (tendo contrações) e depois fomos ao shopping andar. Várias vezes parava para esperar a contração passar.
Marido comprou sapato, tomamos um belo cappuccino e fomos direto para o mercado comprar as guloseimas para o nosso momento
Na fila do caixa as contrações começaram a ficar mais fortes, já não conseguia controlar as caretas. Chegamos em casa e começamos a cronometrar, avisamos a equipe que podia ser o momento.
Fase Ativa
Acredito que umas 2 da manhã as contrações começaram a ficar de 5 em 5 minutos, pegaram ritmo! Chamamos a equipe, lembro da Val chegando e me vendo sentada com as dores, de imediato ela já disse, vamos se mexer pra melhorar o desconforto e a dor.
Santa massagem na lombar! Aliviou demais as contrações, e o “aperto” no quadril então, super aliviava. Além disso o apoio psicológico que a Val me deu foi mais que essencial, dizendo que a contração era minha amiga, que era menos uma para a Isadora estar em meus braços ♥️
As 4 da manhã já tinha chego a @nellylimarocha, a Michele Pampanin Fotografia, quando o dia estava amanhecendo lembro da @drikalima17 chegar também.
Isa estava sendo monitorada a todo momento!
Fui para o chuveiro pra ver se aliviava as dores, porém quando sai desabei no choro, achei que tivesse chegado meu limite, foi nessa hora que a Val fez mais diferença ainda, ela me deu um super abraço e conversou comigo tão gostoso que minhas forças renovaram
?♥️ logo em seguida fui para a piscina, a água quentinha aliviou bastante as dores, acredito que fiquei por umas duas horas nela, até cochilava entre as contrações
Período Expulsivo
Como já comecei dar sinais do expulsivo, a água quente estava travando o processo. Sugeriram de dar uma volta na casa, aceitei, quando sai para o quintal sentei na banqueta. Foi onde me sentia melhor, comecei a ter vontade de fazer força, colocaram o rebozo para aliviar, não lembro quanto tempo fiquei assim, pareceu rápido, não consegui voltar para a piscina, estava muito confortável na banqueta.
Como era sábado de manhã, o carro do ovo ? passava na rua, como eles trocam tudo, fizemos algumas brincadeiras, se ele não queria trocar uma contração por uma cartela de ovo.
Estava muito cansada!
Lembro da Val fazendo uma Oração ao pé do ouvido, que Oração
?, logo fiz uma força daquelas e saiu a cabecinha da nossa pequena, na próxima força saiu o corpinho! É assim a dor sumiu!

Que momento ♥️ Sim, ela nasceu no quintal da nossa casa

Tivemos contato pele a pele de imediato, mamou na primeira hora e só tomou banho no dia seguinte.
Depois de uns 20 minutos a placenta saiu, já na nossa cama, Isa ainda estava ligada no cordão, até que ele ficasse totalmente branquinho e pudesse ser clampeado (muito importante), papai cortou o cordão
Lembro da Val me perguntando como eu estava, e se faria novamente, respondi sem pensar que sim, com certeza!
Parir dói? Claro que sim, e muito, mas cada pessoa tem um limiar de dor. Quando a contração passava, nem parecia estar sentindo dor, é uma coisa muito louca e intensa! Mas com apoio e sendo respeitada fica muito mais fácil passar pelas dores, fui super respeitada e acolhida nas minhas escolhas. Não fui privada de nada, me alimentei o tempo todo e tive pessoas maravilhosas me apoiando, fisicamente e emocionalmente!!! Sem contar os inúmeros benefícios que um parto normal traz.
Agradecimentos:
- A Deus por ter me permitido passar por essa experiência mais do que incrível. A todo momento clamava à Ele.
- Meu marido e companheiro de vida Márcio que me deu total apoio do início ao fim do Trabalho de Parto, que estava a todo momento me dizendo: você é forte, vai conseguir!! Amo você ♥️
- A nossa amada Doula, nossa pq ela doulou nós dois! Você foi mais que essencial para me manter focada e chegar até o fim.
- A equipe Arte de Nascer Parteria Urbana, Adriana e Nelly que estiveram conosco o tempo todo. Vocês são feras!♥️
- A fotógrafa Michele que registrou e filmou lindamente o melhor momento das nossas vidas.
DPP 01/09/2017
DN 09/09/2017 (41+1)
Bebê: Isadora de Lima
Papai: Márcio de Lima
Mamãe: Caroline de Lima
Cidade: Sumaré/Campinas
Leia também:
https://www.analumasi.com.br/relato-de-parto-pedro-otavio/
https://www.analumasi.com.br/o-relato-de-parto-do-dudu-da-aline-e-do-rodrigo-apos-uma-cesarea/
https://www.analumasi.com.br/relato-de-parto-natural-humanizado-domiciliar-da-alice/