Para muitas crianças a readaptação acontece toda semana. A segunda-feira é geralmente o dia mais difícil na escola pois no final de semana as crianças ficam na companhia de seus pais e familiares.

Quando acabou minha licença maternidade, a Bru começou a ir para o berçário aos 4 meses e meio (e ficou até 9 e meio, quando parei de trabalhar fora). Lembro da Letícia, uma bebê que tinha uma readaptação tooooooda semana, às terças-feiras. A mãe dela era médica e trabalhava 12h por dia. Ela ficava lá das 7 as 19h, mas segunda era o dia de descanso e ela tentava compensar com a filha e no dia seguinte no berçário era super difícil para a bebê depois de 3 dias coladinha com a mãe.

Conforme eles crescem essa adaptação semanal após o final de semana vai ficando menos sofrida, mas tende a ser mais difícil após feriados prolongados e férias.

Já falei sobre a  “A adaptação da Bru na escolinha” aos 2 anos e 2 meses e depois sobre a da Clara, no post “A hora de ir para a escola chegou! A adaptação aos 3 anos“, mas pela primeira vez a Clara – que adaptou super bem na escola – ficou 10 dias sem ir às aulas (por conta de uma viagem e depois a pedido médico) e a volta não foi muito confortante.

Ela passou o final de semana super empolgada com o dia de hoje (pois iria pela primeira vez a um passeio de ônibus com a escola), mas quando chegamos na escola ela “murchou”. Chegando no portão pediu colo e depois foi para o colo da monitora, que me tranquilizou pois é muito comum depois de tantos dias. É como se tivesse que fazer uma nova adaptação, mas é tão ruim vê-los com a carinha triste, né?

Como estamos em uma “semana curta” achei que esse post pudesse ajudá-los a preparar as crianças para o feriado que vem aí e na semana seguinte a volta às aulas.

Vão aí algumas dicas:

  • Prepare um calendário sobre os dias que serão “da família” e quando voltam as aulas
  • Risque cada dia e faça uma contagem regressiva
  • Pergunte à professora qual a atividade do primeiro dia após o feriado para que a criança tenha uma expectativa sobre o que virá.

Preparei um calendário ilustrado pronto para ser colorido e rabiscado, caso queiram imprimir!

Calendário ilustrado feriados escolares abril 2016
Clique para aumentar

Bjs!!!!

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.