3 comments

Eu não sou o tipo de mãe que procura o pediatra por qualquer coisa e só “incomodo” se realmente acho que é alguma coisa importante. Geralmente meu marido é quem me cobra isso, pois eu acho que vai ficar tudo bem.

Não foi assim no último domingo. Estávamos “felizes e contentes” preparando uma massa caseira e a Alice no auge dos seus 5 meses não queria tirar muitas sonecas, estava chorando, queria ficar por perto (mesmo que o longe fosse entre a cozinha e a sala). Então meu marido pediu que eu visse o que ela tinha pois estava chorando mais que o normal. Ela queria aconchego.

15:30 e tudo normal
15:30 e tudo normal

Como estava calor e vi que ela estava incomodada, resolvi dar um banho e amamenta-la com calma. Enfiei as mãos debaixo da torneira e sequei rapidinho, mas isso não foi o suficiente para tirar o resto de massa da minha mão.

Nessa hora ela já apresentava umas 3 ou 4 bolinhas brancas com um vermelhão ao redor na barriga e nas costas. (eu já tinha pego nela com as mãos sujas e levado da cozinha pra sala e vice-versa). Parecia que um bicho a tinha picado, mas achei que o banho já resolveria.

Dei banho dela, enxuguei e logo que a troquei vi que a barriga estava ficando inteira vermelha. Voltei para a sala e imediatamente peguei o celular para enviar fotos a pediatra. Se ela não respondesse eu ligaria em seguida. Não precisei. (Apesar da mudança para a Campinas me sinto mais a vontade com a pediatra das meninas de SP, Doutora Carla (Casa Infância ), que é um amor de pessoa).

reação de pele no bebê
Após o banho (17:20)

As manchas no corpo estavam aparecendo exatamente onde a segurei. A palma na mão na barriga, polegares estendidos no peito.

reação bebê alergia contato

Nas costas a mesma coisa. Onde minha mão tocou ficou completamente vermelho, e as pontas dos meus dedos marcadas na nuca dela.

pele do bebê
17:30h

Me lembrei que minutos antes (uns 30) eu tinha misturado com as mãos um corante na massa das meninas para fazer macarrão rosa (era um corante que usei pra fazer pasta americana rosa uma vez) e a partir daí tive a certeza de que só poderia ser alergia ao corante, a farinha (trigo) ou ao ovo. Apesar da pouca quantidade minha principal aposta ainda é o corante. (Espero que seja, porque alergia alimentar é muito mais tenso). Foi uma reação por contato (dermatite).

massa minnie rosa
Massa rosa com corante (16:50)

Eu achei que ela havia tido uma reação alérgica mas de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia é uma dermatite irritativa (já que não aconteceu depois de expor diversas vezes):

A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica.

A dermatite irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Pode aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador e é uma forma que ocorre em um grande número de pessoas. As lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato.

A dermatite alérgica de contato aparece após repetidas exposições a um produto ou substância. Ela depende de ações do sistema de defesa do organismo, e por esse motivo pode demorar meses a anos para ocorrer, após o contato inicial. Essa forma de dermatite de contato ocorre, em geral, pelo contato como produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha, medicamentos de uso tópico, entre outros. As lesões da pele acometem o local de contato, podendo atingir outros à distância.

A pediatra ficou assustada de como a reação foi intensa e me indicou um anti-histamínico oral. Eu a amamentei e ela dormiu (enquanto meu marido foi comprar o remédio).

melhorando reação pele bebê
17:50 antes de tomar o medicamento já estava melhorando

Talvez sumisse sem medicação mas preferimos remediar.

19h (1h após remédio) estava zerada!
19h (1h após remédio) estava zerada! Graças a Deus

Depois dessa reação vou fazer a introdução alimentar com muito mais cuidado a partir do mês que vem. E corante não quero ver nem de longe.

Bjosss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.