Antes de ser mãe eu imaginava a maternidade muito diferente. Imaginava que era só criar regras, manter cada um em seu espaço e crescer juntos. Hoje, com mais de 5 anos de maternidade e três filhas na bagagem, descobri que existe não existem regras que se aplicam a todas as pessoas e que muito mais do que maternidade, existe a maternagem.
Maternagem é uma maternidade ativa, cheia de escolhas conscientes, muito afeto e cuidado. É equilibrar o que é bom pra você e para o seu filho, sem favorecer ninguém. É ponderar ao invés de determinar. É saber dizer não nas horas certas. 

Mas junto com tantas decisões, tantas indecisões e diante da dificuldade de educar, acabamos nos culpando, nos perdendo e esquecendo quem nós somos. 

Muitas famílias levam isso a sério e se preocupam em sair da zona de conforto e se informarem. Nos dias de hoje vemos uma crescente de pais ativos e exercendo uma paternidade consciente, mas o peso da maternidade e as pequenas decisões do dia a dia ainda recaem na maioria das vezes sobre as mães. 

Assim como em uma carreira, precisamos  ter uma referência, um ideal, e aprender com pessoas que dedicam suas vidas a estudar o comportamento e as consequências das escolhas na rotina familiar.

Agora imaginem vocês um dia todo ouvindo escritores como Laura Gutman e Ashley Merryman, além de pediatras, psicólogos e nutricionistas referência em suas áreas no campo da maternidade e a primeira infância?

 

Em junho acontece a segunda edição do Seminário Internacional de Mães em Belo Horizonte, e 5 dos principais nomes   da área estarão presentes para compartilhar experiências com cerca de 800 mães. 

Que tal fazer parte dessa platéia? Tenho certeza que será uma experiência muito enriquecedora.

Os convites estão sendo vendidos no site do Seminário Internacional de Mães, e leitores do blog tem um desconto de 20% usando o código ‘lookbebe20‘. 

QUANDO

Sábado, 4 de junho de 2016, das 08:00 às 18:30

ONDE

Ouro Minas Palace Hotel 

Belo Horizonte -MG

 

Vejam abaixo a pauta das palestrantes:

Lígia Guerra, psicóloga, apresentadora de TV, autora do livro “Mulheres às Avessas”

Palestra: Reaprendendo a ser mulher depois da maternidade

Abordagem: Lígia falará sobre os grandes desafios que toda mãe enfrenta após a chegada dos filhos, especialmente para conciliar outros campos da sua vida, como trabalho, casamento e interesses pessoais, com a maternidade.

Filomena Camilo do Vale, pediatra

Palestra: Desafios da primeira infância

Abordagem: Tendo como base a sua vasta experiência de consultório e atendimento hospitalar, o enfoque da palestra será as principais dúvidas, relacionadas à saúde e cuidados, que angustiam as mães nos primeiros anos de vida dos filhos.

Ashley Merryman, escritora americana, autora do best seller “Os 10 Erros Mais Comuns na Educação de Crianças”,

Palestra: Novas ideias sobre educação

Abordagem: A palestra tratará dos principais erros na educação de crianças que, na maioria das vezes, são senso comum entre os pais.  Outros temas, como convívio social, como lidar com as diferenças, brigas entre irmãos, desobediência, competição infantil e a importância do sono, também serão abordados.

Laura Gutman, escritora argentina, autora dos best sellers “A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra”, “O Poder Discurso Materno”, dentre outros.

Palestra: Impacto dos filhos sobre a psique feminina

Abordagem: A palestra abordará os muitos aspectos ocultos da psique feminina, que são desvelados e ativados com a chegada dos filhos. Seu grande objetivo será fazer com que as mulheres tenham uma oportunidade de reformularem suas ideias preconcebidas, os preconceitos e os autoritarismos encarnados em opiniões discutíveis sobre a maternidade, a criação dos filhos, a educação, as formas de criar vínculos e a comunicação entre adultos e crianças, no sentido de estarem mais lúcidas, conscientes com sua história e escolhas presentes, e harmonizadas em suas relações.

Gabriela Kapim, nutricionista, apresentadora do programa “Socorro, meu filho come mal”, do GNT.

Talk Show: Socorro, meu filho come mal!

Abordagem: Kapim responderá a perguntas das mães sobre alimentação infantil. Seu trabalho não tem como objetivo montar um plano nutricional, indicando ou excluindo alimentos, mas sim enfocar a importância dos hábitos alimentares saudáveis de toda a família.

 

E aí, vejo vocês lá?! 

Um beijo

 

Aninha

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.