4 comments

Os cristãos se dividem em católicos, ortodoxos e protestantes* e cada religião faz uma interpretação diferente sobre o batismo.

Os católicos acreditam que o recém-nascido deve ser batizado logo que possível para se libertar do pecado original e abrir as portas para ingressar na vida cristã. Já igrejas protestantes como a presbiteriana, defendem que só deve ser batizado quem, por livre escolha, decide seguir os ensinamentos de Cristo de acordo com a Bíblia e que deve ser uma escolha individual e consciente.

Bom…

Tradição

Algumas familias católicas tradicionais batizam ainda na maternidade como foi o caso da Maria Rudge (blog Lala Rudge/Maria Rudge) da família Trussardi. Ela conta na sua coluna no blog da Constance Zahn, porque fez essa escolha (veja post aqui).

Apesar de ser de família católica nós não somos praticantes e não assistimos a missa frequentemente, mas como fiéis desejamos que nossas filhas recebam a bênção inicial e por isso as batizamos ainda bebês.

A Bru foi batizada com 3 pra 4 meses, na mesma igreja em que nos casamos em São Paulo, a Igreja São José do Jardim Europa. A Clara também, porém já tinha quase 10 meses (post). Ambas usaram o mesmo mandrião, que foi usado pela minha mãe e meu tio no batismo deles.

Depois que me mudei pra Campinas e vi que dessa vez iríamos quebrar nossa tradição e ela não seria batizada na mesma igreja que as irmãs, comecei a saga da procura de uma nova igreja.

Cada igreja tem suas regras para batismo e apesar de não ser uma exigência do Vaticano, algumas ainda solicitam comprovante de Crisma dos pais/padrinhos não casados na igreja, o que me impossibilitou de batizar a Alice em Minas (iria facilitar para os meus avós, que estão com a saúde debilitada).

Finalmente consegui uma igreja com curso flexível (e não aquelas regras de primeiro sábado do mês, último domingo, falta de vaga) e marquei o batizado da Alice na Paróquia São Charbel, uma igreja linda de pedras que nos acolheu.

Fiz um convite para a família usando uma imagem linda do shutterstock e pronto. Está dada a largada dos preparativos. Roupas, almoço em família, lembrancinhas e frufrus simples e delicados.

{"total_effects_actions":0,"total_draw_time":0,"layers_used":0,"effects_tried":0,"total_draw_actions":0,"total_editor_actions":{"border":0,"frame":0,"mask":0,"lensflare":0,"clipart":0,"text":4,"square_fit":0,"shape_mask":1,"callout":0},"effects_applied":0,"uid":"A8A660D2-70A8-48F1-9893-1E2910066871_1461818133681","width":1000,"photos_added":0,"total_effects_time":0,"tools_used":{"tilt_shift":0,"resize":0,"adjust":0,"curves":0,"motion":0,"perspective":0,"clone":0,"crop":0,"enhance":0,"selection":0,"free_crop":0,"flip_rotate":0,"shape_crop":0,"stretch":0},"origin":"gallery","height":1000,"total_editor_time":830735,"brushes_used":0}

De quebra “ganharei” a família reunida 4 dias antes do meu aniversário! <3 Que presente! (ainda mais que o marido viaja dia 16)

Esse é apenas o primeiros dos posts sobre Batizado, símbolos e escolha de padrinhos. Em breve mais!

Bjss

Consultas: (*) Tipos de igrejas cristãs (aqui) | Fotos: aqui e aqui. Destaque: Shutterstock

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.