42 comments


Oiiiii queridosssss

É com muitoooo prazer que escrevo hoje o Post de número 200 do blog! Estamos crescendo e devo isso a vocês! Obrigada por acessarem, curtirem, compartilharem, comentarem, e indicarem o blog aos amigos. E continuem, por favor! Rsrs

Como contei no post “Pais de Segunda Viagem” seremos! estamos esperando mais um bebê. A Bru está com 1 ano e 7 meses e vou contar pra vocês tudo sobre essa segunda gestação.

Como contei no primeiro post, ao contrário da gravidez da Bru, não faremos a sexagem fetal e vamos esperar o ultrasom pra saber o sexo do bebê. As apostas do papai são de que é outra menina! Ele está certo disso. Já amigas, primas, cunhados já sonharam e torcem para que venha um menino. Ah! Não, ainda não temos os nomes.

Eu não tenho esse feeling sobre o sexo… prefiro não chutar. Se eu tenho preferência? Não… Mesmo! Quero que venha com saúde e que Deus me dê sabedoria e paciência para educar essas duas crianças. Até porquê né gente, também perco a paciência, me irrito… isso é comum. A Bru começou num falatório agora que vocês não estão entendendo! hahahah É de tirar qualquer um do eixo! kkkkkk

Vou contando pra vocês como será a reação da Bruna, como ela se comporta, o que estou sentindo.

Completei ontem 10 semanas de gestação. Hoje entro na 11ª semana.

Para quem não sabe contar a gravidez, fiz um post há um tempo sobre essa contagem em semanas, meses e trimestres. Para ler, clique AQUI

Ultra-som

Conforme contei no post sobre A Importância do Ultrasom, a partir de 11 semanas, ou seja, a partir da semana que vem, as ecografias (US) são feitas via abdominal.

Fiz meu US com 8 semanas e 2 dias, e o próximo deve ser somente o Morfológico. Falei “deve” ser porque até agora não defini o médico e nem, portanto, a data do exame (que deve ocorrer entre 11 e 13 semanas e 6 dias).

No primeiro exame o feto (sim, com 8 semanas o embrião é “promovido” a feto) media 16mm de CCN (comprimento cabeça-nádega), 167 batimentos por minuto… tudo dentro do esperado, Graças à Deus.

Sono

Ainda não notei muita mudança no sono. O sono absurdo durante o dia ainda deve vir mais pra frente. Preguiça? Sim, essa não me abandona, mas acho que é pelo fato de a Bru estar super elétrica e assim eu fico meio cansada.

Fome

QueQuéIssoMinhaGente?

Não vou falar que está totalmente diferente da primeira gestação, porque lembro que eu tomava café da manhã perto das 8 da manhã e quando dava 10:30 eu tinha que parar tudoooo no trabalho e comer uma maçã ou tomar um chocolate quente. 11:30 já saía para almoçar. De tarde a fome “espaçava” mais.

Dessa vez a fome vem e me deixa até tonta. Já aconteceu apenas 2 horas após comer, mas geralmente espero umas 3h. Se passa um pouco desse período além da tontura, começo a salivar, me sinto enjoada e passando mal, mas no fundo é só fome. Basta comer e pronto. Passa.

Enjôos

Ainda bem que não tenho. Não tive na primeira gestação e nem estou tendo agora. Bom, não aqueeeele famoso enjôo. Só me dá esse mal estar quando estou com fome, mas nada de enjôos e vômitos.

Fiquei um pouco chata pra comer uma pizza no domingo pois estava resfriando e toda “mole”. Coloquei um pedaço na boca e vi que não ia cair bem, não comi. No dia seguinte comi 2 sanduiches de atum no café da manha, e depois de umas 2 horas passei mal. Acho que comi demais. kkkkk

Seios

As mamães sabem… esse é o primeiro sintoma da gravidez para muitas mulheres. heheh

No começo ele fica dolorido e cheio, como se fosse mesmo sintome pré-menstrual, até que você descobre a gravidez e aí os “petchos” só aumentam.

A sensação é que ficam mais pesados e o  principalmente, o bico bem mais sensível.

Intestino

O meu nunca foi um reloginho, mas na gravidez ele praticamente anda de ré. hehehe

Pode também ter sido pelo fato de ter comido algumas besteiras nos últimos dias, mas na primeira gestação também tive muito intestino preso e gases. Já vou providenciar o Luftal e o Tamarine.

Corpo e Peso

Ainda é cedo para ganhar peso né? Por favor! rsrs

Apesar de estar comendo muito mais, meu peso oscila entre 0,5 e 1Kg a mais, mas depende muito do que eu como. Às vezes volta ao normal.

Como na segunda gestação geralmente a barriga aparece antes (por já ter a musculatura toda frouxa) vou ficar de olho e mostro pra vocês. Se olharem a foto parece q tem barriga, mas acho que é mais a curvatura do corpo do que de fato, barriga. A silhueta já começa a mudar nessa fase.

Foto com 7 semanas e 1 dia

Desenvolvimento Fetal – BabyCenter – 10 semanas

Acompanhei o desenvolvimento da Bru ainda na barriga através do BabyCenter, e dessa vez não podia ser diferente. Os textos semana-a-semana são ótimos e super detalhados.

O feto tem apenas 3 centímetros de comprimento do alto da cabeça até o bumbum, e pesa menos de 4 gramas.

Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem.

Os órgãos vitais — o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões — estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa ainda está saltada, mas logo vai assumir uma forma mais humana.

Se você pudesse dar uma olhadinha no seu bebê esta semana, conseguiria enxergar claramente o desenho de sua coluna. Os nervos se expandem a partir da medula espinhal.

Seu útero está do tamanho de um mamão papaia pequeno.

Bruna

Ainda não entende que vai ter que dividir a mamãe, papai, casa, e tudo mais, mas está AMANDO. Ela pede pra ver foto do nenéeemmmm direto. Quando vê o envelope do ultrasom já quer abrir e ver “Nennéeeein”. Dá beijinho na barriga e tudo mais. Morre de ciúmes quando eu pego qualquer outro neném, em compensação ela quer fazer carinho, dar beijinho e “tacar” a chupeta na criança. hahahah

Chega né genteeeee! Os próximos posts garanto que serão menores. Hoje foi o primeiro e sempre temos muitos detalhes a contar!

Beijinhos!!!!

 
Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.