1 comment

A atenção aos detalhes, à rotina, às necessidades da criança, amamentação, introdução à alimentação, ida à escola ou contratação de babá, vacinação, desenvolvimento motor. Tudo o que envolve a vida da criança deve ser olhado e cuidado com atenção.

O termo “Pediatria Integral” é relativamente novo pra mim. Apesar dos 3 anos de maternidade, conheci no ano passado a fanpage com esse nome, com dicas da pediatra Silvia, mas o conceito é exatamente o que vivi desde a primeira consulta da Bruna com a Doutora Carla (já falei dela diversas vezes aqui, contato no link da Casa Infância).

pediatria integral puericultura
Bruneca em uma de suas primeiras consultas na Doutora Carla

A puericultura, como subespecialidade da pediatria, preocupa-se com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança. (fonte)

Há alguns meses assisti a um vídeo do programa Roda Viva e foi nele que entendi o conceito e a importância dessa assistência completa por parte do profissional de saúde que acompanha a criança. Esse vídeo chegou até mim através de compartilhamento da fanpage do Mamatraca, site super responsável que eu adoro e traz informações bem relevantes.

Não dá pra falar em Pediatria Integral sem mencionar o pediatra Daniel Becker, famoso por essa prática pediátrica com o olhar sobre a família, o indivíduo e a realidade de cada criança, e responsável por me fazer entender esse tema.

O vídeo (disponível no final do post) tem 1:30h de duração. Escritores e jornalistas puderam indagar e pedir esclarecimentos ao pediatra entrevistado sobre seu posicionamento nas diversas temáticas que envolvem a rotina e vida de uma criança. Vale a pena conferir. Assuntos como parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido, alimentação, escolas e babás, são abordados pelo médico e com certeza provocarão – no mínimo – uma reflexão sobre determinadas decisões que tomamos na mater/paternidade.

Entendo que na correria em que vivemos não é fácil separar 1:30h, mas como cada assunto é abordado em resposta a uma pergunta e o programa se dá em blocos, é possível dividir em partes menores e assim assistir um pouco a cada dia. Para facilitar a vida de vocês (rsrs), assisti novamente e descrevi abaixo os temas de acordo com as perguntas, respostas e o tempo do vídeo em que eles ocorrem.

Bloco 1 

– Escola X Creche; Criação da criança de 1:1 até 1 a 1 ano e meio

– Televisão e tecnologia em excesso; Publicidade e consumismo infantil (08:00)

– Tercerização dos cuidados; (11:00) …

– Pediatria Integral; entender a criança como única (22:00)

– Diagnóstico e medicação por conta própria ou indicação (25:00)

Bloco 2

– Crianças deveriam brincar “lá fora”. Como? (31:00)

– Medicalização da vida. Crianças sendo medicadas em excesso; Aumento do número de diagnósticos de Transtorno de déficit de atenção (34:45)

– Relação da indústria farmacêutica e da sociedade médica (39:20)

– Regulamentação pelo Governo: Publicidade de bebidas alcóolicas e alimentos industrializados; Rótulo dos alimentos (44:00)

– Amamentação e Leite em pó. Campanhas e reação social na década de 60. (49:00)

– Indústrias conquistam médicos; prescrição de fórmulas na maternidade (53:10)

– Alimentação consciente (54:40)

Bloco 3

– Padrão de beleza; Patologia social (01:01:20)

– Responsabilidade dos médicos  (01:04:50)

– Crianças não sabem mais brincar; Criança precisa de tempo ocioso e tédio. (01:07:50)

– Relação das crianças com os avós (01:10:00)

Bloco 4

– Programa Mais Médicos (01:20:00)

– Mães/Pais superprotetores. Uso exagerado de babá eletrônica e monitoramento (01:23:00)

– Prevenção de acidentes; andadores e cadeirinhas de carro (01:26:50)

Assistam:

Quem quiser acompanhar o assunto pode curtir a página do consultório Dr. Daniel Becker no facebook (RJ) e a página Pediatria Integral da pediatra Silvia Mattoso (SP), que tem o blog com esse nome no Vila Mamífera.

Agora eu vou dormir pois já são mais de 6h da manhã!!! rsrs

Bjosssssss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.