1 comment

Quando o bebê nasce muitas mães e pais tem medo de cuidar do coto umbilical, ou seja, limpar o umbigo até o resto do cordão cair. Mas será que tem segredo?

Resolvi falar hoje dos cuidados que temos com o coto umbilical.

Os cuidados com o coto umbilical são de essencial higiene quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois de cair também. A região deve permanecer seca para agilizar a cicatrização e limpa para evitar infecção.

Geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, sendo que a higiene adequada agiliza o processo. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 25 dias. (Guia do Bebê)

Quando o bebê nasce, o obstetra corta o cordão umbilical e o pediatra coloca o “clamp” no coto umbilical, que é um clip de plástico para vedar a entrada. Esse clamp é (e deve ser!) retirado ainda no hospital, antes da alta do bebê.

Primeiro dia de vida - coto umbilical com clamp
Primeiro dia de vida – coto umbilical com clamp

Durante a internação, as enfermeiras fazem a limpeza do coto umbilical, e no primeiro banho (demonstrativo) também vão orientar os novos papais sobre como deve ser feito.

Material

Cada bebê tem seu frasco de álcool 70% e caixa de cotonetes, e elas geralmente fornecem o restante para levarmos para casa (e ainda sobra). (Se não “ganhar”, pode comprar na farmácia).

A limpeza também pode ser feita com gaze. O principal é o uso do álcool 70% que ajuda a “secar” o coto.

20130124-191152.jpg

Como?

A limpeza deve ser feita com o cotonete umedecido em álcool na base do coto, ao redor dele todo. Não precisa ter medo. pode pegar com cuidado, levantar e limpar.

IMG_0030
Clarinha tinha 5 dias. Limpeza top feita pela dinda.

Quando?

A limpeza deve ser feita pelo menos 3x ao dia, não sendo necessária a cada troca, porém quanto mais vezes passar, mais sequinho fica e mais rápido pode cair. Após o banho, a limpeza é ainda mais eficaz e além da base, podemos passar no coto todo, pois ele estará molinho.

IMG_0029
Primeira foto com 6 dias; demais com 11 dias, horas antes de cair.

Aqui em casa o da Bru caiu com 13 dias e o da Clara com 11.

No da Clara chegou a sangrar um pouquinho, o que também pode ser normal pois tinha sangue parado nas veias e artéria do cordão . O importante é manter a higiene… não vai doer e nem arder! Ele cai sozinho dentro da fralda.

IMG_0026
Queda do coto umbilical com 11 dias. Última foto: após limpeza do umbigo com 13 dias.

O cotonete deve ser passado até sair limpo. Pode ser que em uma única limpeza você use 2 ou 3 cotonetes.Se achar que está muito úmido, pode usar a outra ponta para enxugar o excesso de álcool.

A limpeza deve continuar a ser feita por mais alguns dias após a queda do coto umbilical, até cicatrização total do umbigo.

O bebê não sente dor! Não arde! Se ele reclamar, provavelmente é porque o álcool gelado incomoda.

Atualização 29/07/2015

Tive mais uma bebê <3. Contei sobre o nascimento da Alice aqui. Ela nasceu em um parto na água e o cordão foi cortado somente depois de parar de pulsar. Não sei se tem influência direta o fato do cordão não estar com fluxo sanguíneo, mas além disso ela não tomou banho imerso na água nos 3 primeiros dias. A higiene com álcool no coto umbilical foi feita normalmente, cerca de 2 a 3x/dia. No quarto dia de vida tomou banho e no quinto dia o coto caiu na fralda. Me surpreendi com tamanha rapidez! 

Espero ter ajudado!!!

Bjssssss

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.