1 comment
Oiiii queridas e queridos!!! 
Hoje temos uma nova colaboradora no blog! Uma seguidora querida, nutricionista, Letícia Fadelli veio falar sobre a dificuldade de perder a barriguinha pós-gestação e os fatores que influenciam esse processo. 
Atualmente ela mora em Osaka no Japão, acompanhando o marido, e não exerce a profissão. Com o intuito de ajudar as mamães que tem dúvidas quanto à alimentação e nutrição durante a gestação, pós-parto e dos bebês e crianças, ela propôs escrever aqui no blog, e assim se manter ativa e trazendo temas interessantes pra gente! 
Screen Shot 2013-06-05 at 00.10.04
Letícia Fadelli Pio Crepaldi é paulistana, tem 24 anos e é formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2009. Fez cursos na área de Educação Nutricional, Pediatria, elaboração de Cardapio, Assessoria e Consultoria em em Escolas.
Fez estágio no Banco de Leite Referência do Estado de São Paulo (Banco de Leite Humano Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros), aperfeiçoando em processos de coleta manual e eletrica de leite humano, pasteurização, congelamento e manejo clínico de Aleitamento Materno. Depois de formada, trabalhou de 2011-2012 como Nutricionista da Merenda Escolar de SP, sendo responsável pela alimentação em 10 escolas e creches durante 1 ano na região Leste de SP.
Tudo a ver com a gente, né?!
A barriguinha indesejada…
 Vamos hoje conversar sobre um assunto que atormenta as mamães… O corpo, a perda de peso pós parto!Partimos do princípio que uma gestação dura 9 meses, que o ganho de peso é gradual e por isso devemos ter consciência que a perda de peso deve ser gradual também.

Alguns fatores vão influenciar a retomada do corpo após a gestação, e podemos listar aqui:

  •  Peso pré gestacional: quando a mulher engravida acima do peso, ela já sai em desvantagem pois irá acumular os quilinhos “extras” mais os quilos ganhos na gestação.
  • Ganho de peso adequado: O ganho de peso é individual, de mulher para mulher. Deve ser feito um acompanhamento com seu obstetra e com uma nutricionista preferencialmente, para garantir o desenvolvimento correto do bebê e saúde da mãe. Lembre-se que quanto mais peso a mulher ganhar na gestação, mais demorado será o processo de emagrecimento.
  • Atividade Física: mulheres que realizam atividade física – sob supervisão de um profissional e liberação do seu médico -, ainda que seja uma leve caminhada durante o banho de sol do bebe, perdem peso mais facilmente.
    Cuidado com o excesso de atividade sem orientação e sem a nutrição e hidratação necessária; alguns artigos mostram que a sobrecarga de exercícios pode prejudicar a produção de leite.
  •  Amamentação: O corpo da mulher durante a gestação é programado para gerar e alimentar o bebe. O aumento de peso e consequentemente do volume das mamas, serve para produzir e estocar leite materno. Para perder peso mais facilmente, é fundamental que a mamãe amamente. Estudos mostram que a produção de leite gasta em media 700 kcal/dia.
  • Alimentação pós parto: Atenção mamães!! Durante a gestação vocês querem o melhor para o bebe e cuidam-se, certo?! No pós parto e amamentação deve ser mantido o mesmo ritual. Os cuidados devem ser redobrados com alimentos que, diz a lenda,  aumentam a produção de leite, já que essas preparações são em geral ricas em calorias e podem atrapalhar o processo de emagrecimento.

 

  • Genética: Algumas mamães realmente são privilegiadas, agraciadas com a genética e podem ter um metabolismo rápido, conseguindo um emagrecimento mais eficaz que outras. Cada organismo é um, cada gestação também e por isso não podemos comparar situações. 

 

Dicas:
  • Investir em cereais integrais (arroz, pão, macarrão) que garantem Nutrição e maior ingestão de fibras.
  • Frutas, verduras e legumes são sempre bem vindos, apenas tenha cuidado com a quantidade de ingestão das frutas e preparacões mais calóricas (manga, abacate, coco, massas, queijos)
  • Evite temperos prontos e alimentos embutidos, eles são ricos em sódio(sal) e favorecem a retenção de líquidos.
Lembrem-se que o pós parto é um processo delicado, de grandes mudanças que devem ser encaradas com naturalidade. Dedique-se a cuidar de você como um todo, evite stress e cobranças desnecessárias. O processo de emagrecimento deve ser gradativo, programado para garantir saúde e bem estar acima de qualquer coisa.
No próximo post, falaremos mais detalhadamente sobre a alimentação da mamãe, o que evitar, o que consumir, hábitos alimentares saudáveis e como colocar sua vida alimentar em ordem com a chegada com bebê. 
Bjos!!
Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.