Uma das primeiras dicas que recebi ao descobrir a gravidez da Clara foi que eu deveria permitir e convidar a Bruna para participar da nova rotina da casa. E, assim como muitos rituais com o bebê, a hora da troca de fraldas exige cuidado, atenção e fortalece o vínculo. Logo, achei que poderia ser o momento ideal para estreitar o contato entre as duas irmãs.

Fiz assim com a Lala e agora não poderia ser diferente: estamos fazendo com a Alice. A única diferença é que, hoje, são duas querendo ajudar – mas elas se dividem muito bem nas tarefas. Quando estamos na sala, o combinado é cada uma pegar um produto. Uma vem com a fralda e a outra com os lencinhos.

Falei para as meninas que iria gravar um vídeo em que elas me ajudariam na troca da fralda. Pronto! Uma correu pra passar perfume (kkkkk perfume!), colocar laços e a outra veio imitando atrás. Acho tão fofa essa cumplicidade das duas. Acredito que com a Alice será igual. Olha como foi:

A gente troca tanta fralda ao longo do dia que o processo acaba ficando meio automático, né? Mas esse é um dos momentos mais importantes para proteger a pele do bebê, principalmente das assaduras.

A troca e as dermatites 

As dermatites de fralda podem acontecer por um conjunto de fatores associados:

  • Intervalo prolongado de troca
  • Contato com urina e fezes por muito tempo
  • Limpeza incorreta ou não efetiva
  • Alimentação (O uso de fórmulas deixa as fezes mais alcalinas que as fezes do bebê em aleitamento materno – fonte, tornando um meio mais propício para as bactérias)
  • Uso de produtos não desenvolvidos especificamente para bebês (sabonetes em barra e produtos de uso adulto)

A troca de fralda deve ser regular (a cada 3 horas/após mamadas ou logo após fezes) e deve ocorrer de 5 a 6 vezes por dia.

Nos primeiros dias eu optei por fazer a limpeza com água e algodão e, agora, estou utilizando os lencinhos JOHNSON’S® baby. Nesse vídeo, usamos as Toalhinhas Umedecidas Extra Cuidado (link para maiores informações) que tem loção hidratante e ajuda a manter o bebê protegido por mais tempo. Só utilizo produtos desenvolvidos para bebê, hipoalergênicos e testados dermatologicamente. As meninas não apresentaram nenhuma reação com nenhum deles.

A JOHNSON’S® está há mais de 100 anos desenvolvendo produtos para bebês e em constante melhoria. É a maior empresa a publicar estudos científicos sobre os cuidados com a pele dos bebês e por isso confiamos.

Bjsss

Esse post contou com o incentivo de uma empresa que confia no LookBebê e que acreditamos.

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.