Passei por um susto enorme quando minha primeira filha tinha 3 dias e se engasgou sozinha no berço minutos depois de chegarmos em casa. Ela chegou a ficar bem vermelha e molinha e conseguimos desengasgá-la sugando boca e nariz e dando uns tapas em suas costas e então corremos para o hospital.

Lá, o socorrista me explicou que tivemos um pouco de sorte em reverter rápido pois o ideal era ter feito a manobra para desengasgar e fez questão de me ensinar caso acontecesse novamente. Essa é a mesma orientação que o SAMU passa por telefone diversas vezes todos os dias e ajuda a salvar a vida de muitos bebês.

O que fazer quando o bebê está engasgado, sem conseguir tossir ou chorar?

  • Pedir para alguém ligar para o SAMU no telefone 193
  • Deitar o bebê de bruços no antebraço, apoiando o rosto na sua mão, com uma perna de cada lado
  • Deixar a boca e o nariz livres
  • Garantir que o bebê está bem apoiado
  • Inclinar levemente o braço para baixo, deixando a cabeça mais baixa que o corpo
  • Bater nas costas do bebê com a palma da mão, em movimento no sentido da cabeça, de 4 a 5 vezes
  • Depois, caso o bebê ainda não tenha desengasgado, é indicada nova manobra, dessa vez pressionando 5x o esterno com 2 dedos, com o bebê virado para cima.

Quando eu estava sentada a Alice – sorridente – só queria saber de olhar pra cima, por isso gravei o vídeo em pé. O indicado é que seja feito sentado para que o bebê fique bem apoiado! Essa é somente uma demonstração amadora do movimento que deve ser feito. Veja abaixo nossa demonstração:

 

Bjos

Aninha

 

Consultas: Einstein

 

 

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.