Passei por um susto enorme quando minha primeira filha tinha 3 dias e se engasgou sozinha no berço minutos depois de chegarmos em casa. Ela chegou a ficar bem vermelha e molinha e conseguimos desengasgá-la sugando boca e nariz e dando uns tapas em suas costas e então corremos para o hospital.
Lá, o socorrista me explicou que tivemos um pouco de sorte em reverter rápido pois o ideal era ter feito a manobra para desengasgar e fez questão de me ensinar caso acontecesse novamente. Essa é a mesma orientação que o SAMU passa por telefone diversas vezes todos os dias e ajuda a salvar a vida de muitos bebês.
O que fazer quando o bebê está engasgado, sem conseguir tossir ou chorar?
- Pedir para alguém ligar para o SAMU no telefone 193
- Deitar o bebê de bruços no antebraço, apoiando o rosto na sua mão, com uma perna de cada lado
- Deixar a boca e o nariz livres
- Garantir que o bebê está bem apoiado
- Inclinar levemente o braço para baixo, deixando a cabeça mais baixa que o corpo
- Bater nas costas do bebê com a palma da mão, em movimento no sentido da cabeça, de 4 a 5 vezes
- Depois, caso o bebê ainda não tenha desengasgado, é indicada nova manobra, dessa vez pressionando 5x o esterno com 2 dedos, com o bebê virado para cima.
Quando eu estava sentada a Alice – sorridente – só queria saber de olhar pra cima, por isso gravei o vídeo em pé. O indicado é que seja feito sentado para que o bebê fique bem apoiado! Essa é somente uma demonstração amadora do movimento que deve ser feito. Veja abaixo nossa demonstração:
Bjos
Aninha
Consultas: Einstein