5 comments

Gente, esse vídeo que posto hoje fala por si só.

As melhores gracinhas e pérolas não tem hora nem lugar pra acontecer… sem roupa (ou com metade dela), no meio da mudança, não importa… o que eu não poderia fazer é deixar de publicar esse vídeo da Bru (no dia do meu aniversário 19/05) cantando com a tia Mô.

A música está no sangue… de família italiana e espanhola, avó, bisavó, tataravó… todas sempre foram ligadas à música… essa paixão não poderia ser diferente… Só a mamãe sem vergonha aqui que não toca nada… só arrisco o “Quero ver” no piano, e olhe lá. hahahah

Mas que bom que ela tem avó, bisavó e tia pra dar exemplo, né???

A música é muito importante na vida da criança e no desenvolvimento infantil. Copiei um trecho do texto no blog UPedagogas que explica essa importância.

É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita. 

Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional. Se todos nascem potencialmente inteligentes, a musicalidade e a musicalização intuitiva são inerentes a todo ser humano.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=–ueewLFAXo[/youtube]

Esse vídeo é só uma brincadeira familiar. O estímulo da música deve acontecer sempre… com objetos, batendo palmas, e principalmente com a interação do adulto.

Músicas ótimas para esse estímulo inicial são:

  • Dedinhos
  • Escravos de Jó
  • Cabeça, Ombro, Joelho e Pé
  • Cai cai balão
  • Marcha Soldado
  • Indiozinhos
  • Pintinho amarelinho
  • O sapo não lava o pé

E muito mais…

Dica: a série de DVDs Bebê Mais é bem legal! A Bru tem o “Cantigas” e aprendeu a mandar beijo e rodar igual a um peão! hahaha

Bjos!!!!

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.