Que as crianças tem que ter hora pra dormir eu já sabia, mas e a coragem de colocar em prática uma rotina de sono? Contei aqui que eu precisava mudar a rotina aqui em casa urgente porque as meninas não estavam se alimentando bem, além de dormirem super tarde.

Uns dias depois recebi inbox da Barbara do blog Uma Mãe das Arábias contando que no mês passado ela fez a mesma coisa. Foi difícil nos primeiros dias, mas foi a melhor coisa para a saúde dela, dos filhos e funcionamento da casa no geral. Ela me mandou o link do post dela e eu super me identifiquei: Marido que chega tarde e só pode ver os filhos a noite, amamentação fora de hora atrapalhando as refeições,  crianças indo dormir super tarde, e nós mais ainda, pois só tínhamos a madrugada para trabalhar.
Depois que ela me contou que a rotina do sono na casa mudou completamente com muita força de vontade dela, resolvi encarar aqui também.

Outras amigas-seguidoras do instagram também já haviam comentado que ter rotina era ótimo e que nos faria muito bem. Foi mais uma forcinha a favor.

Segunda-feira a Bruna voltou à escola, e achei que era o dia certo para recomeçar. Fizemos assim:

17:30 – Eu e a Clara buscamos a Bru na escola

17:30 – 18:30 – Ficamos no parquinho e brinquedoteca do prédio brincando e correndo por 1 hora.

brinquedoteca
Brincando e cansando

18:30 – Vamos para casa, lavo as mãos delas, tiro o uniforme da Bru e esquento a comida.

18:45 – Começo a dar o jantar. Depois dou uma fruta.

IMG_0095

Não basta querer que as crianças durmam 20h, 20:30h se a casa não desacelera junto. Depois que subimos eu NÃO ligo mais a TV, não vou pro computador trabalhar e não acendo todas as luzes. 

19:30 – Vão direto para o banho. Deixo brincarem na banheira.

IMG_0096

19:45 – Tiro a Clara do banho, a troco e em seguida tiro a Bru.

20:00 – Será o horário de fazer o dever de casa (começa na semana que vem, a Bru já tem “tarefa” no G3) e olhar a agenda da escola (muitas vezes eu deixei pra olhar na hora de ir para a escola novamente e atrasava a gente)

20:15 – Vou pro quarto da Clara amamentar no escurinho e fazê-la dormir. Os únicos vídeos permitidos de ver no iPad a noite são os da MPBaby  (São músicas infantis clássicas, voz e violão, sem luzes piscantes e barulhos) no PlayKids, e o vagão do sono com canções de ninar. (Antes a Bru assistia a vários desenhos!)

20:30 – 20:45 Faço a mamadeira para a Bru, a levo para o quarto e leio UMA história. (Ela pedia antes um livro inteiro, as vezes 2, e a Barbara me aconselhou a ler somente um conto!)

COM SORTE, às 21h estou liberada para trabalhar e ver novela. Foi assim no primeiro dia.

SEM SORTE, fiquei mais de 1h pra conseguir fazer a Clara dormir, revezando com o marido entre ela e a Bru. Amamentei, demos chupeta, colo, ninamos, colocamos no berço, ventilador, demos bronca, ela chorou (berrou), dei mamá de novo, colo e com muito custo ela dormiu.

Aliás, ela tem acordado de madrugada várias vezes (umas 3). Quando ela só fica choramingando em pé no berço, eu a coloco deitada novamente, faço um carinho e ela dorme. Quando ela acorda e quer mamar, ela chora mais alto (mesmo!), já se deita no meu colo e tira a chupeta.

Uma coisa ficou muito clara pra mim: das 17:30 até elas dormirem a prioridade é a rotina delas. Não vou ficar trabalhando, ou mexendo no celular, ou ligando a TV e assistindo a novela. Em primeiro lugar será a rotina do sono, em segundo as demais coisas. 

O importante é não desistir, mesmo que leve mais de uma hora como foi ontem. Quarto escuro, silencio e paciência com os choros. Uma hora vencemos!

Bjinhosss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.