Os primeiros 30 dias de vida do bebê são, sem dúvida, um grande desafio para os novos pais. A privação de sono, a nova rotina, um bebê de casa, o marido se sentindo perdido e a mãe sobrecarregada e com os seios doloridos. Esse cenário parece amedrontador, mas a boa notícia é que os dias passam, a rotina é estabelecida e aos poucos tudo se encaixa.

Os palpites nesse início vêm de todos os lados: avós, tias, amigas, vizinhas… Mas nem sempre são coerentes… Por isso, preparei uma listinha de mitos e verdades dos cuidados com o recém-nascido, divididos por temas como troca de fralda, banho e rotina. Espero que ajude você!

Rotina de cuidados

–       Quanto mais vezes limpamos o coto umbilical com álcool 70%, mais rápido ele cai.

verdade bebe lookbebe

O coto umbilical cai quando está completamente seco, e o álcool 70% é responsável por acelerar esse processo. Como após o banho o umbigo fica úmido, é recomendada a higiene com cotonete e álcool 70%. Quanto mais vezes utilizarmos produto na base do umbigo, mais seco ele fica e mais rápido cai o coto. É encontrado em farmácias e muitas vezes fornecido pela maternidade.

–       O soluço do bebê passa quando colocamos uma bolinha de lã vermelha na testa dele.

mito bebe lookbebe

Algumas crenças polulares se são levadas de geração em geração por milhares de anos, mas um pedaço de lã não faz com que o bebê pare de soluçar. O soluço é uma contração do diafragma e para naturalmente, porem é um pouco desconfortável, então se o bebê não estiver com o estômago cheio, amamentar pode resolver o problema, que pode ter sido causado por frio, fome, refluxo, entre outros.

–       O bebê se sente mais seguro quando enrolado e embalado.

verdade bebe lookbebe

Os bebês recém-nascidos vivem o chamado “quarto trimestre de gestação”. Limitar os movimentos enrolando o bebê no tradicional cueiro e embalar no colo é uma forma de fazer com que eles se sintam acolhidos e protegidos, como no útero.

–       Bebês sentem muito mais frio e devem estar sempre bem agasalhados.

mito bebe lookbebe

Isso seria verdade nos primeiros dias de vida do bebê, pois ele sai de um meio aquoso a 36 graus direto para as maternidades com ar condicionado a cerca de 22 graus. Por isso devem, sim, estar agasalhados para manter o calor. No entanto, se após os primeiros dias o clima estiver agradável, não é necessário que o bebê esteja com meias, luvas, macacão e manta em pleno verão. O bebê sente o mesmo frio e calor que você, por isso vista-o de acordo com a estação, protegendo-o do vento.

Troca de fraldas

 –       Para evitar assadura, deve-se fazer trocas de fralda frequentes, enxugando as dobrinhas do bebê

verdade bebe lookbebe

A assadura acontece quando a pele fica úmida por muito tempo, então os bebês cheios de dobrinhas precisam de um cuidado maior. Mantê-las secas é uma ótima medida preventiva.

–       É necessário passar pomada a cada troca para o bebê não assar

mito bebe lookbebe

O fundamental é limpar a pele e deixá-la seca antes de colocar a fralda. A necessidade de pomada para prevenção de assaduras vai depender de cada bebê, pois alguns possuem maior facilidade para assadura que outros.

 –       Bebês fazem cocô fedido.

mito bebe lookbebe

O xixi e cocô do bebê recém-nascido não tem cheiro forte, mas são muito frequentes. Por isso a limpeza com algodão úmido ou lenço umedecido sem perfume é necessária e suficiente a cada troca. A Toalha umedecida Huggies Recém Nascido tem 98% de água em sua fórmula hipoalergênica e é uma opção segura para a pele sensível do bebê.

–       Os primeiros cocôs do bebê são pretos como graxa.

verdade bebe lookbebe

O primeiro cocô do bebê é chamado mecônio – e, quanto mais ele mama, mais claro vai ficando. Ainda nos primeiros dias, de preto ele passa a esverdeado e depois amarelo. É normal também que sejam mais líquidos. Por causa disso, precisam de fraldas com Sistema de absorção especial, como é a Fraldas Huggies Recém-Nascido.

BANHOS

–       Para o banho do bebê são necessários: shampoo, sabonete e condicionador.

mito bebe lookbebe

A pele do bebê é muito sensível, então o melhor é optar por um único produto, da cabeça aos pés, próprio para recém-nascidos, assim como o Sabonete em Espuma Huggies Recém-Nascido, que possui aplicador “pump”, o que facilita o manuseio pelo adulto.

Gostaram das dicas?

Esse post foi patrocinado pela Linha Huggies Recém Nascido. Conheça melhor os produtos que auxiliam os cuidados com o recém nascido no site da marca.

huggies

 

Bjos!!!

Aninha

Imagem de destaque

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.