Tirar boas notas na escola, ter boa frequência nas aulas,  organizar e limpar do material escolar….

Chegar no final do ano com este cenário é a alegria de qualquer aluno e o sonho de toda mãe. 

O aprendizado na sala de aula é reforçado com os estudos em casa. A lição de casa é ferramenta fundamental para fixar o que foi ensinado pelo professor.

Um ambiente favorável ajuda a criança estudar com prazer e ter gosto por essa tarefa.

Estamos chegando ao fim do ano e a garotada precisa sacudir a poeira e literalmente dar a volta por cima se as  notas não estiverem tão boas.

Algumas dificuldades podem aparecer, e para driblá-las as crianças precisam de apoio e muita calma.

Horas de estudo extra, aulas particulares, uma mãozinha dos pais…..Cada criança precisa de um ou todos estes recursos pra recuperar o ano.

Mas estudar é um hábito, e como todo hábito ele requer tempo, dedicação e esforço para alcançá-lo.

Outro aspecto importante é a motivação, a garotada quando está motivada tem muito mais chances de adquirir um método de estudo eficiente.

Todos desempenham papel fundamental, escola, família e aluno.

A coluna 10&Twelve consultou a Educar, para nos ajudar com dicas simples para a galerinha recuperar o ano.

Quem precisar de uma ajudinha extra pode contar com esta alternativa.

 ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR

Educar: ” 1 – Rotina diária fixada em um local bem visível, por exemplo em frente a escrivaninha; assim na hora de arrumar o material e a mala é mais fácil não esquecer nada.

2- Conferir, todos os dias, se o material necessário para aquele dia, se as lições e tarefas estão guardadas na mala. De preferência no mesmo horário, após o término das lições, ou antes de dormir por exemplo.

3- Criar o hábito de anotar diariamente todas as tarefas, lições, trabalhos e provas em uma agenda escolar. Desta forma, é menos provável que a criança se esqueça de entregar alguma tarefa ou deixe de estudar para alguma prova.

4 – Quando terminar as aulas do dia, conferir se todo o material necessário para o estudo está guardado na mala. Como atualmente muitas escolas disponibilizam armários para a criança guardar seu material na escola, a organização do aluno é fundamental.”

PLANO DE AÇÃO QUANDO A SITUAÇÃO JÁ ESTÁ CRÍTICA

Educar: ” Primeiro, identificar quais são as dificuldades. Um reforço particular da disciplina que o aluno está com dificuldade é eficiente. Quanto antes as dificuldades forem sanadas, melhor.  Evitar que as dificuldades e dúvidas se acumulem para que a lacuna no aprendizado não seja grande. Se o aluno apresenta dificuldades em várias matérias uma conversa com coordenadores e professores é imprescindível e auxilia os pais na tomada de decisão. A ajuda vai depender de cada caso, que pode ser desde professores particulares até um acompanhamento psicopedagógico.”

DRIBLANDO CRIANÇAS QUE NÃO GOSTAM DE ESTUDAR

Educar: ” Os pais devem dedicar um pouco de tempo ao aprendizado dessa turminha, demonstrando  interesse, solicitando que mostrem ou contem alguma coisa interessante que tenha aprendido. Incentivar a criança a continuar descobrindo e aprendendo é fundamental para que ela valorize os estudos e entenda que é importante. Procurar incentivar a leitura, passeios culturais que despertem o gosto pelo aprendizado.

Procurar não associar estudo com broncas e cobranças. Em qualquer idade, as regras e rotinas devem ser claras e definidas em conjunto com o aluno. Desta forma, mesmo não gostando, eles assumem essa responsabilidade e criam esse hábito.”

PRIMEIRO SINAL DE ALERTA

Educar: ” Os professores devem sempre alertar os pais quando algo não está bom. Aluno disperso, desinteressado ou desmotivado são sinais de que algo não vai bem. Dificuldade em entender a matéria, notas caindo……Em casa, os pais podem perceber que o filho não consegue fazer as lições, por exemplo.”

PERFIL DO ALUNO ATUAL

Educar: ” O aluno atual parece querer as coisas prontas e fáceis. Quanto menos esforço, melhor. Falta dedicação e responsabilidade com o estudo.  Além disso,  quando eles não veem significado ou as coisas parecem não fazer sentido, fica mais difícil respeitarem e seguirem as regras impostas tanto pela escola e pelos pais.”

TECNOLOGIA A FAVOR DO APRENDIZADO

Educar: ” É impossível separar tecnologia das horas de estudo . Desde pequenas as crianças já brincam em seus tablets e notebooks.  Atualmente existem jogos e atividades on line que trabalham raciocínio lógico, linguagem e atenção.  Os pais devem sempre ficar atentos e supervisionar seus filhos, pois existem centenas de sites disponíveis na internet.”

Pra terminar #ficadica de que aprendizado exige maturidade, então se não der pra salvar o ano é legal ter uma boa conversa pra ajudar a superar o fracasso e começar um novo ano melhor.

Boa sorte!!!

Beijos,

Cami

Sobre Camila

Mãe da Victória e da Helena, aprendiz de escritora, apaixonada por essa galerinha 10&Twelve.