Oiii pessoal!!!!

Passamos o último mês incentivando bastante a Clarinha a engatinhar e ela conseguiu! Oficialmente ontem, aos 10 meses e 10 dias,  engatinhou por mais de 2 metros. Ela já de deslocava bastante no chão, mas basicamente mudando o bumbum de lugar, se esticando e virando. Ela não conseguia fazer a troca dos joelhinhos no chão. Ainda não está na posição certinha não, as vezes ela move as mãos e arrasta um dos joelhos com a perna ainda pra dentro. Com um pouco mais de tempo e prática ela vai projetar as pernas pra trás do joelho.

Ah!  Com a Bru não foi muito diferente não. Ela já firmava as perninhas em pé antes mesmo de engatinhar. Engatinhou um pouco e logo começou a andar.

Fiz um trailer da Clarinha, olha que legal: hahahahah

[youtube]http://youtu.be/aTC7OI2KGuU[/youtube]

Vão abaixo algumas dicas:

  • Tenha paciência. Cada bebê tem seu tempo!!
  • Deixe o bebê o máximo de tempo no chão ou tapete, livre para se locomover.
  • Coloque brinquedos e objetos ao redor, porém fora do alcance do bebê para que ele se interesse em buscar. Cada vez que ele conseguir pegar, você aumenta a distância.
  • No início, coloque meias anti-derrapantes para facilitar a locomoção no piso frio.
  • É normal ele se esticar no chão e querer desistir. Faz parte do aprendizado.
  • Tire todos os objetos perigosos e pontiagudos do caminho. Tampe as tomadas.
  • Imite (porque não? rs) o bebê engatinhando. Sim, eu fiquei de quatro pra mostrar.

Como acontece

Primeiro o bebê tem que saber sentar sem apoio, e isso acontece por volta de 6 a 7 meses. Depois ele vai perceber que pode apoiar os braços e balançar pra frente e pra trás. Com um certo custo e treino, vai conseguir passar as perninhas pra trás do joelho. As vezes trava no meio e volta a sentar, é normal! Pode ser que ele comece e engatinhar ou se arrastar pra trás antes, pois é mais fácil controlar o movimento das mãos empurrando o chão do que engatinhar e movimentar os joelhos. Uma hora ele começa a se coordenar.

Se você resolver segurar a barriga do bebê pra cima e ensinar a apoiar os joelhinhos e mãos no chão, cuidado para ele não cair de bater a boca! 

O importante é ele se locomover e “se virar” pra conseguir as coisas. Pode ser pra frente ou pra trás, de quatro ou igual uma minhoca. De todas as formas ele está desenvolvendo e trabalhando os músculos e assim fortalecendo para começar a para andar.

Bjosssssss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.