Pouco antes da minha viagem de férias recebi o contato do pessoal do Sorine para um evento que aconteceria depois da minha volta, mas diferente da maioria dos eventos, esse era um evento para um grupo menor de blogueiras contratadas para repassar as informações aos leitores. O InspirAção Verde, projeto do Laboratório Aché, busca promover a Sustentabilidade e cuidados com a Saúde respiratória.

No post de hoje vou contar como foi esse evento e a mensagem passada nele.

O evento começou com uma ida de helicóptero para um SPA em Mairiporã, onde passamos o dia. Não foi a toa ou por puro luxo que foi feita essa escolha, foi para vermos a camada de poluição da qual saímos e a diferença no ar quando chegamos no meio da Serra da Cantareira.

Shirley (Macetes de Mãe), Renata Costa (For Mães), Eu, Sayuri (Aché), Fernanda (Universo Jatobá)
Shirley (Macetes de Mãe), Renata Costa (For Mães), Eu, Sayuri (Aché), Fernanda (Universo Jatobá) | Fotógrafo: Marcello Zambrana 
Camada de poluição nítida - Smog fotoquímico
Camada de poluição nítida – Smog fotoquímico (Foto própria)
Saindo da cidade e entrando numa área de mata fechada |  Fotógrafo: Marcello Zambrana
Saindo da cidade e entrando numa área de mata fechada | Fotógrafo: Marcello Zambrana

O Unique Garden e Spa é da família de um dos sócios do Laboratório Aché, e foi criado para que a filha do Sr. Vítor tivesse experiências sensoriais nos jardins e estufas, já que ela perdeu a visão logo que nasceu. Após o café da manhã passeamos pelas estufas e experimentamos frutos orgânicos direto no pé. Nunca comi um pepino tão saboroso na minha vida! Fora a folha de mostarda, o tomate, rúcula, couve, etc. Uma experiência realmente diferente e muito saborosa.

Degustando frutos orgânicos na estufa do Unique Garden
Degustando frutos orgânicos na estufa do Unique Garden | Fotógrafo: Marcello Zambrana

Depois desse Tour Sensorial fomos para a sala de convenções onde aconteceu o evento.

Com a mediação da jornalista Rosana Jatobá, 3 médicos nos falaram sobre sustentabilidade, poluição do ar, doenças respiratórias e higienização das vias aéreas.

Sobre o projeto InspirAção Verde
Sobre o projeto InspirAção Verde | Fotógrafo: Marcello Zambrana

POLUIÇÃO DO AR E SUSTENTABILIDADE

A Dra. Evangelina Vormittag, médica e fundadora do Instituto Saúde e Sustentabilidade expôs dados da OMS assustadores: mais de 7 milhões de pessoas morreram por contaminação do ar em 2012 no mundo. Dessas, 3,6 milhões de mortes foram causadas por poluição externa (veículos e indústrias).

As mortes relacionadas à poluição do ar em geral são devidas às doenças cardiovasculares, infarto do coração e derrame cerebral, pneumonias, DPOC e câncer do pulmão. (OMS)

Gases de efeito estufa X Poluentes

O efeito estufa acontece pela presença de 2 gases: CO2 (monóxido de carbono) e Metano (gases emitidos pelo gado, queima do solo).

O CO2 emitido pelos veículos pode ter efeito poluente, entretanto o grande risco está no dióxido de nitrogênio (NO2) que na presença do sol se transforma em ozônio.

O NO2 é um gás irritante para os pulmões e diminui a resistência às infecções respiratórias. Os efeitos às exposições de curto prazo ainda não são bem conhecidos, mas a exposição continuada ou frequente a níveis relativamente elevados pode provocar tendência para problemas respiratórios em crianças e grupos de risco como os asmáticos. (Wikipedia)

É extremamente não recomendada a prática de exercícios em dias secos (ar com umidade abaixo de 30%) e ensolarados em parques e praças à beira de vias de tráfego pois esse ozônio (formado pelo N02 dos veículos + sol) tem poder inflamatório. Passeios de carrinho e crianças nos parquinhos também devem ser evitados em dias com essas condições (temperatura alta e ar seco), principalmente das 10h as 16h.

Os poluentes do ar são: Material particulado (poeira fina) e ozônio. Esses poluentes chegam à circulação sanguínea e tem poder inflamatório.

Como ajudar a diminuir a emissão de poluentes

  • Utilizar mais o transporte público ou sistemas de caronas (Carona solidária / Caronetas) ou entre amigos
  • Comprar produtos de empresas que tem responsabilidade na fabricação de embalagens
  • Reciclar embalagens, plástico e papel (Para coletas, a prefeitura de SP disponibiliza coleta 1x/semana. Em regiões não atendidas, procurem cooperativas que fazem coleta)
  • Reutilizem a água. Evitem desperdício.
  • Se possível não comprar veículos à Diesel, e se puder pagar, opte sempre pelo Álcool ao invés da gasolina.
  • Reciclar o óleo de cozinha ou destinar corretamente.POLUIÇÃO INDOOR

A poluição indoor matou os outros 3,3 milhões de pessoas no mundo em 2012. page4image20024 page4image20184 page4image20344

A fumaça e o poluente material particulado resultante de fogões a lenha e lareiras podem atingir níveis até 100 vezes maiores que o aceitável dentro das casas. As regiões da Ásia e do Pacífico são as mais afetadas no mundo e no Brasil, há áreas do Nordeste que chegam a ter fogões a lenha em mais de 60% das casas, além de muito comuns em regiões rurais.

As mulheres e as crianças são a população mais afetada, pois passam mais tempo em seus lares. É a quarta causa de mortalidade em crianças em países em desenvolvimento, estando à sua frente apenas desnutrição, sexo inseguro, falta de água potável e saneamento. (OMS)

Mulheres que cozinham em fogões à lenha estão 3x mais propensas a desenvolverem DPOC (Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas) do que as que utilizam fogões com tecnologia mais limpa.

Doenças respiratórias

Médico e Professor de Alergia e Imunologia da Escola Paulista de Medicina, o Dr. Gustavo Wandalsen explicou que as doenças respiratórias podem ser de vias aéreas inferiores (mais graves) e de vias aéreas superiores (que influenciam e agravam as inferiores).

Muitas crianças e cerca de 23% dos adultos estão expostos à fumaça do tabaco, e isso pode facilitar infecções como:

  • Otite média
  • Bronquite / Asma
  • Bronquiolite (comum em crianças menores de 2 anos)
  • Síndrome de morte súbita InfantilEstudos mostram que a higienização regular e correta das vias aéreas podem reduzir de 30 a 50% as incidência de doenças respiratórias.

Como minimizar os efeitos da poluição indoor e ar seco:

  • Para o ar seco: Utilizar uma toalha úmida ou bandeja com água próximo da cama. (Quanto maior a superfície, mais rápida acontece a vaporização de água, então uma bandeja larga com 1 dedo de água tem maior efeito do que um balde de água, além de evitar o desperdício e ser mais seguro).
  • O ar condicionado de carros e casas deve ser higienizado a cada 6 meses.
  • O uso de lareiras é extremamente perigoso, principalmente no inverno pois a casa fica toda fechada.
  • O uso de vaporizadores é recomendado quando o ar está seco. As toalhas úmidas utilizadas para umidificar o ambiente devem ser trocadas todos os dias para evitar mofo e bolor.
  • Quanto mais arejado, menos perigoso se torna o ambiente interno.
  • É fundamental fazer a higiene nasal nas crianças diariamente (pelo menos 2x por dia), pois como disse anteriormente, esse hábito auxilia na prevenção de doenças respiratórias, além de trazer um alívio para as crianças nos dias mais secos, evitando o desconforto e melhorando a respiração.
page6image392

O evento terminou com a Dra. Talita Poli, médica pediatra e gerente médica do laboratório Aché, explicando sobre a higienização correta, mas esse assunto vai ficar para um próximo post. Também mostrarei as novidades do Sorine.

Todo o time de blogueiras, equipe da agência, médicos e organizadores do evento.  |  Fotógrafo: Marcello Zambrana
Todo o time de blogueiras, equipe da agência, médicos e organizadores do evento. | Fotógrafo: Marcello Zambrana

Após o evento, almoçamos muito bem e com essa vista suuuuper agradável.

E todas nós mães comemos comida quente!!! heheheh
E todas nós mães comemos comida quente!!! heheheh

Em seguida fomos divididas em 3 grupos e revezamos em 3 atividades:

  • Uma Muda Muda o Mundo

O projeto do Unique Garden promove o reflorestamento e cada pessoa que adota uma árvore recebe periodicamente fotos da evolução da árvore plantada.

  • Spa dos pés

Uma sessão de massagem nos pés fez com que relaxássemos ainda mais. Um momento merecido por todas as mamães. Que mimo! <3

 Mimo para as mães no Spa |  Fotógrafo: Marcello Zambrana
Mimo para as mães no Spa | Fotógrafo: Marcello Zambrana
  • Ervanário

Fizemos um tour super interessante no Ervanário guiado pelo criador do espaço. Experimentamos algumas folhas e conhecemos sabores e histórias de algumas espécies.

Conhecendo a "Cavalinho" - Foto própria
Conhecendo a “Cavalinho” – Foto própria

Além de aprendermos muito foi um dia extremamente delicioso e relaxante, que terminou em uma aula de ioga.

Ioga no Spa |  |  Fotógrafo: Marcello Zambrana
Ioga, respiração e relaxamento no Spa | | Fotógrafo: Marcello Zambrana

Foi revigorante!! Espero que tenham gostado e curtido comigo!

Bjssss 

Esse post foi patrocinado pelo Sorine. #Sorine #SorineOficial #AtitudesParaRespirarBem

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.