5 comments

Já falei no post Clima, tempo e a saúde dos bebês e também no post Como tratar gripes e resfriados em crianças e bebês sem remédio sobre produtos que me ajudam a combater gripes e resfriados, mas a dica de hoje é uma novidade: fazer a inalação com chá de camomila, porque ele é um antiinflamatório natural e pode ajudar na recuperação.

O outono chegou e com ele vieram as famosas viroses. Essa estação do ano é o terror para crianças e pediatras, pois as mudanças climáticas são enormes e a saúde das crianças, principalmente os bebês, não resiste a tanta variação. Com a imunidade mais baixa, a criança fica mais suscetível a viroses e resfriados.

Como muitos sabem a Clarinha está super doentinha, molinha, cansada, com febre e MUITO catarro. Mas o catarro está solto, borbulhando, sabe? Mas o peito não está chiando e ela não está “miando”. Conversei com a pediatra e ela preferiu não passar nenhum remédio para fluidificar esse catarro porque quando fica muito fluido é mais fácil agravar e provocar uma otite por exemplo se a secreção for pro ouvido. Ela me aconselhou a fazer inalação, sugar a secreção e medicar em casos de febre.

Como é aconselhado manter o soro fisiológico na geladeira eu achava que a fumaça gelada deixava o nariz ainda mais entupido, e algumas vezes eu “amornei” no microondas, mas com essa dica da Doutora Carla  sobre o chá não foi preciso me preocupar com isso.

Propriedades da Camomila

A camomila tem ação anti-inflamatória, antiespasmódica, analgésica, antisséptica, antimicrobiana e cicatrizante. (Fonte)

Inalação

A Inalação ou Nebulização ajuda a umidificar as vias aéreas e fluidificar naturalmente o catarro.

Como fazer:

  1. Preparar o chá com água fervendo, preferencialmente com ervas naturais. Abafar e seguir recomendações do rótulo.
    (no meu caso foi 1 colher de sobremesa de camomila e 1 xícara de água fervendo. Cobre e deixa por 10 minutos.)
chá de camomila inalação lookbebe
Prepara o Chá normalmente.
  1. Esperar amornar!
  2. Colocar parte do chá no recipiente adequado do inalador.
inalação com chá de camomila
Nebulização com chá de camomila

E agora, um vídeo da Clarinha. hehehe Fofa. Pedi pra ela tossir, e ela assim o fez!

Se você viu esse vídeo e pensou: “Nossa, o meu inalador não faz tanta fumaça”, você precisa ler o post “Saiba como escolher o inalador/nebulizador“. Eu tive que comprar 2 porque não sabia disso.

Bjosssss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.