Não sei se vocês têm acompanhado o caso #FicaSamantha. Uma mãe brasileira morava nos EUA com o marido (tb brasileiro) e teve uma filha lá, a Samantha. Após alguns meses, o marido se tornou violento, ela conseguiu uma ordem de proteção contra o ele na justiça americana e 16 dias para sair do país com a menina. Ela voltou para o Brasil e nunca mais retornou aos EUA. Se passaram 5 anos. A mulher criou a menina com os avós maternos e paternos. Várias vezes incentivou o pai a ver a criança e ele nunca viu. Há dois anos ele moveu uma ação contra ela na corte de Haia (que defende que toda ciriança deve voltar para o país de origem) dizendo que a filha havia sido sequestrada pela mãe e, recentemente, o STJ deu causa ganha para o pai. Está começando a rolar uma campanha no Face para tentar de alguma forma sensibilizar as autoridades e mudar essa decisão.

Imaginem uma criança de 6 anos que ama e sempre foi cuidada pela mãe, ser mandada de volta para o país onde ela nasceu (onde não domina a língua), porque o pai quis assim, somente para prejudicar a mãe, visto que a menina tem contato com todos os familiares aqui no Brasil e é feliz aqui. Não é uma questão de que os filhos devem ficar sempre com a mãe, é uma questão do bem-estar da criança nesse caso.

A mãe não pode levá-la pessoalmente lá para resolver a situação pois com a denúncia do ex-marido ela seria imediatamente presa por sequestro e a Samantha provavelmente seria encaminhada para o Serviço Social!!!

Como muitas pessoas, eu não saio divulgando um monte de história sem saber direito sobre elas, mas ao saber que a Paty, do Mundo Ovo, é conhecida pessoal da Flávia (mãe da Samantha) e acompanha essa história há anos, nós da TopMothers resolvemos nos mexer. Estamos nos unindo e gritando #ficasamantha! Não queremos que essa criança seja arrancada da vida que tem e convidamos você a entrar nessa corrente do bem!

Poste uma foto dando um beijo de esquimó no seu filho e use a hashtag #ficasamantha. Marque também as suas amigas e ajude a gente a sensibilizar todos os pais e mães do Brasil!

Mais informações: https://www.facebook.com/ficasamantha/timeline

fica samantha

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.