1 comment

Vacinas contra a febre amarela só eram necessárias para viajantes de área de risco, porém nos últimos meses com o aumento do número de casos confirmados no Brasil, a vacina tem sido bastante procurada.

Fui atrás da vacina em dois postos e conto no vídeo abaixo um pouco de como vamos nos previnir. Para mais informações sobre a doença, estados com maior incidência e links de postos de saúde que vacinam contra a febre amarela, veja no final do post.

Febre Amarela

A Febre Amarela é transmitida em meio urbano pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da dengue, vírus zyka e chikungunya, portanto se você não conseguir ou não puder ser vacinado, a melhor forma de previnir é se manter longe de focos do mosquito (água parada) e utilizar repelentes próprios contra o mosquito.

A recomendação de vacinação é ainda maior em áreas onde há a confirmação de casos. A informação mais atualizada é a do quadro abaixo, entretanto, uma lista de set/2015 mostra a lista detalhada de municípios. Você pode conferir clicando aqui.

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/27429-febre-amarela-saude-atualiza-casos-e-obitos

O Ministério da Saúde já informou que vai ampliar a vacinação contra a febre amarela nos estados de MG, ES BA e RJ, conforme noticiado pelo UOL, mas há contra-indicações para determinados grupos de pessoas!

Quem NÃO DEVE tomar a vacina:
  • Pessoas alérgicas a ovo
  • Gestantes e Lactantes com bebês de até 6 meses.
  •  Idosos
  • Portadores de HIV, pessoas que possuem doenças que diminuem a imunidade natural do corpo.

Para informações atualizadas acesse portalsaude.saude.gov.br

BJss

Aninha

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.