Que o nosso corpo sofre muitas mudanças hormonais nós já sabemos, mas muitas vezes elas nos assustam um pouco, principalmente na primeira gravidez. Será que o mamilo vai voltar à cor original? E a linha negra, vai sumir? E as manchas no rosto?
Primeiro é necessário saber: sim, tudo pode voltar ao normal ou próximo disso, mas não temos garantias e cada corpo reage de uma forma diferente. Tem mulheres que não tem a linha nigra aparente mas tem muitas manchas, ou o contrário. Não existe regra. Umas sofrem mais e outras menos com a hiperpigmentação da pele.
Durante toda a gravidez há uma verdadeira “dança” dos hormônios, com altos e baixos em cada fase, e o aumento da progesterona e estradiol – principalmente na segunda metade da gestação – favorecem o escurecimento da pele, principalmente as partes naturalmente mais escuras: Aréola e mamilos, axilas, genitália, interior das coxas, etc.
O que vejo em comum na maioria das pessoas é o escurecimento da aréola e mamilo. Esse escurecimento é gradual e próximo do parto pode ficar muito escuro, mas com a baixa dos hormônios no puerpério melhora bastante.
Encontrei um gráfico no site de materiais didáticos afh.bio.br que mostra como os hormônios se comportam na gravidez:
É notório que no segundo trimestre o b-HCG volta a ter níveis baixos enquanto a progesterona e o estradiol disparam.
No terceiro trimestre os níveis desses dois hormônios são ainda mais altos.
Recomenda-se que o uso do filtro solar seja constante desde o início da gravidez para evitar o famoso melasma ou ‘mascara da gravidez”, que é a hiperpigmentação no rosto. Aparecem várias pintinhas e essas podem aparecer desde o começo da gestação, principalmente se não tiver prevenção. Ela não aparece somente com a exposição à luz solar, mas com qualquer luz branca e luz do dia. O uso do filtro solar é necessário e recomendado inclusive nos dias frios e nublados.
As manchas também tendem a diminuir no pós-parto, mas muitas vezes deixam marcas.
Algumas mulheres tem predisposição genética a ter mais manchas e também é mais comum em mulheres de pele mais escura.
Os tratamentos de pele são recomendados somente após o desmame do bebê/criança e o melhor tratamento para cada pessoa é indicado pelo médico dermatologista.
Minha terceira experiência
Mamilo e genitália
Nessa terceira gravidez, notei que o escurecimento do mamilo começou com 20 semanas e aos poucos outras partes do corpo também estão escurecendo, como a genitália e axilas. É feio, estranho, mas sei que vai passar.
No pós-parto da Bruna meu seio ficou assustadoramente escuro! Mamilo super preto, feio, mas acreditem, voltou ao normal.
Linha Nigra
Com 25 semanas também notei a linha negra na parte de baixo da barriga (abaixo do umbigo), mas sei que ela vai ficar aparente em toda a barriga, como podem ver nessa foto da minha primeira gravidez:

Segunda gravidez (2012):

Terceira gravidez (2015):

Melasma
Esse é o problema de pele que tem maior chance de ser evitado ou minimizado, por isso é importante consultar o dermatologista logo no início da gestação.
Eu tenho poucas manchas e claras, mas tenho.

(Completamos hoje 26 semanas!)
Bjossss
Fontes: Denise Steiner | Dermatologia |