2 comments

Oiii Pessoal!

Muitas amigas estão fazendo e farão enxoval, e uma delas, Camila, me perguntou quantas peças comprar de cada item. Ela vai para os EUA em janeiro, e acho que vai fazer enxoval para o baby até 1 ano, como eu fiz… então vou dar algumas dicas de quantidade e “modelos”.

Sempre leve em consideração a estação do ano quando for comprar. Por exemplo: o baby nasce em março, e em abril já começa a esfriar. Bebê recém-nascido não usa roupas de verão então ele não vai usar conjuntinhos de verão com 3 meses, como a Bru usou.

Nesse caso, as roupinhas de 3 meses e 3-6 meses devem ser de inverno e algumas “meia-estação”. Aliás, para todas as estações do ano uma manga comprida e calça é bem-vinda. A temperatura tem variado muiiito e até hoje, em pleno dezembro, a Bruna veste manga longa quase todos os dias.

Body

Uma prima uma vez me disse meia-dúzia de cada: Body manga longa, body manga curta, para cada tamanho… Nos EUA são vendidos kits de bodies básicos brancos ou coloridinhos (da Carters e da Gerber, por exemplo) e o pacote dos de manga longa vem com 4 unidades e o de manga curta, 5 e custam de 10 a 15 dólares. Acho suficiente 1 pacote de bodies básicos de cada tamanho, além das roupinhas que você for comprar. Esses bodies COM CERTEZA são o que o bebê mais usa! Aqui no Brasil também existem váaarios kits de bodies básicos.. na Alô bebê já vi kit com 2 e com 3 peças. Esses bodies são usados sob a roupa, macacão, roupas de inverno, vestidos, camisas, etc.

  

Além dos bodies básicos, principalmente para as meninas, é legal comprar alguns mais arrumadinhos, com a golinha bordada ou “enfeitadinha”. Uns 2 de cada tamanho.
Calças / Mijões

Sempre muito úteis também, indico no mínimo 3 unidades para cada tamanho, principalmente para o RN e para o tamanho a ser utilizado no inverno. Para os mijões (calça com pezinho, fininha), até 6-9 meses. Depois disso o bebê começa a engatinhar e andar e a calça com pézinho escorrega, dificultando um pouco esse aprendizado.
As calças avulsas podem ser arrumadinhas e com babados para as meninas.

Conjuntinhos

Os conjuntinhos da Carters são ótimos: práticos, bonitos e confortáveis. Geralmente é composto por uma calça, um body manga curta e um body manga longa e geralmente custa entre 10 e 15 dólares as 3 peças. Muito fofos, pode comprar uns dois de cada tamanho. Dá pra usar pra dormir, ficar em casa, e outros mais arrumadinhos para sair.

A GAP tem roupinhas “de sair” lindasssss!

Na Gymboree você encontra todas as peças possíveis numa coleção/tema: calça, camisa, body manga curta, comprida, casaco, laço, meia, sapato, boina, vestido, bloomer, etc (pode conferir a variedade de itens nesse post).

Macacão

Fundamental no inverno, por cima body e mijão. Também usado nas outras estações. Depois dos 6-9 meses, é interessante comprar alguns sem o pézinho, pelo mesmo motivo das calças.

No “verão” uns 2 são suficiente, pois você terá diversas opções de roupinhas, já no inverno, pode comprar uns 5 que vai usar todos!!!

Meias

Não podemos esquecer delas né? Meias básicas para esquentar os pézinhos dos pequeninos. Pode comprar um kit (com 6) de cada tamanho (custa de 5 a 12 dólares, dependendo da marca). Para o “verão” (pois no inverno “pesado” a meia fica escondida dentro do macacão), podemos dar um “up” no visual do baby com meinhas fofas (clique aqui para ler post) que custam de 15 a 25 dólares o kit.

Sapatos

Sapatinhos fofos não faltarão. Você vai ganhar uns 20 pares de sapatinhos de lã, mas infelizmente não usamos muito. É bem legal no inverno, por cima da meinha, para bebês de até 6 meses.
Agora, passado esse período penseeee num tênis microoooo da Lacoste custando 30 dólares… impossível resistir.
Cuidado para não se empolgar – como eu – e comprar tênis Nike por exemplo. São muito pesados para os pequenos. A coitadinha fica marchando para andar com o tenis. kkkkkkk

Mais uma dica: após o número 3, não compre sapatos com solato de tecido! A Bru já andava com 11 meses e o sapatinho suja muitooooo, além de rasgar nos cantos.

Casacos

Casaquinhos de linha são bem-vindos o ano todo! Branquinhos ou coloridos, que combine com tudo. Se tiver uns 2 já quebra o maior galho!

Toalha de Banho

Acho legal 3 toalhas. Algumas delas já vem com a toalha fralda dentro, outras não. A vantagem de não ter é que comprando separadamente, você “monta” a toalha fralda dentro da toalha e assim que enxuga o bebê, pode tirar a fralda molhada e deixá-lo enroladinho na toalha seca, enquanto o troca.

Mantas

Aí vai de acordo com o “gosto do freguês”. kkkkk Uma pra sair, duas de berço, uma mais leve, outra mais quentinha. As quentinhas deixam para as avós (bisa) fazerem, elas adoram! Rsrs

 

E ai, ajudou um pouquinho? Qualquer coisa gritem!!! Se faltou alguma coisa me falem que completo aqui.

Bjinhos!!!

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.