3 comments

Muitas mulheres se descobrem grávidas a partir dos enjôos… pelo menos nas novelas! kkkkkkkk Eita povinho desligado hein? Rsrs

Brincadeiras à parte, é o segundo “sintoma” que faz as mulheres correrem na farmácia para comprar o teste de gravidez, após o atraso menstrual. Eles começam por volta de 5 semanas.

O que são?

Os enjôos ocorrem em cerca de 3/4 das gestantes, na maioria das vezes somente no primeiro trimestre, mas não é regra. Algumas delas desenvolve “intolerância” a certos tipos de alimentos durante toda a gestação. Outras, não sofrem com os enjôos e eu, graças à Deus, faço parte desse grupo.

Infelizmente, ou felizmente, hoje o post não contará com a minha experiência, mas com  pesquisa e relatos de amigas.

Os enjôos são também chamados de enjôos matinais devido a sua maior ocorrência no período da manhã, mas pode ocorrer qualquer hora do dia ou da noite.

Por quê?

Não se sabe a causa exata mas pesquisas indicam que quanto maior o nível de b-hCG, maior a incidência de náuseas. (Isso se confirma no caso da minha comadre e prima do meu marido, que passou super bem na primeira gestação, porém na segunda, de gêmeas, sofreu horrores com enjôos). As rápidas mudanças nos níveis dos demais hormônios como estrogênio e progesterona também podem influenciar. Além da parte fisiológica, nosso olfato fica MUITO apurado, então qualquer cheiro que antes seria normal na gravidez parece super forte. (Obs: Eu odiava quando estava almoçando no refeitório do hospital onde trabalhava e o “moço” vinha limpar a mesa! Eu só sentia o cheiro do álcool e a comida perdia até o gosto!!! Era horrível.)

Os enjôos podem vir ou não acompanhados de vômito. Se a futura mamãe estiver com a alimentação balanceada, ótimo, mas se não conseguir ingerir nada e vier a perder peso, deve procurar o médico.

Algumas dicas para evitar ou controlar os enjôos:

* Alimentação em menor quantidade com intervalo mais frequentes (2 horas entre cada refeição, não deixando passar de 3 horas);
* Comer bolacha de água e sal e torradas, se necessário ainda na cama; escovar os dentes somente após ingerir algo;
* Com prescrição médica, tome vitamina B6 (50mg – 2x/dia) pois ajuda a metabolizar os aminoácidos, diminuindo o mal-estar; O iogurte também possui esse efeito.
* Comer alimentos ricos em carboidratos e proteínas como amendoins, castanhas e barras de cereal; Nas refeições arroz, macarrão ou batata cozida;
* Evitar comidas com temperos fortes, gordurosas e frituras;
* Evitar bebidas gaseificadas, café e álcool (todas essas devemos evitar de qualquer forma, com ou sem enjôos);
* Ingerir bebidas frias e ácidas como limonadas;
* Comer frutas entre as refeições;
* Chupar bala de menta. (Essa soube pela Mila, uma amiga grávida, que disse que foi a única coisa que funcionou! Li para andar sempre com as balas! Pelo jeito são mesmo “porretas” rsrs)
* Tomar um copo de sumo de limão meia hora antes da refeição e se você gostar, acrescentar 1 colher de mel. E aí, vc encara essa? (Fonte) . Li em outro site para evitar sumos de frutas ácidas… e aí, o que vocês me dizem???

Minha experiência (isso porquê falei que não tinha uma! Rsrs) :

Acredito também que quando comemos “besteira”, o organismo “rejeita”. Foi o que aconteceu comigo nas duas vezes que “passei mal”.

Primeiro antes de descobrir a gravidez…
Estava com fome, mais de 1h da manhã e pedi ao meu marido que me trouxesse algo para comer. Ele perguntou se podia ser salaminho e eu disse que sim. Pois bem. Ele me trouxe um prato (sim, um pacotinho inteiro) de salame mergulhado no limão e queijo grana padano. Pensem no estrago.
No dia seguinte comecei a passar mal lá pelas 10h da manhã, se não me engano numa quinta-feira. Coloquei tudo pra fora. No almoço tomei uma sopa de cenoura e laranja (pensando que seria uma alimentação mais leve) Bomba! De novo! Por cima e por baixo… Continuei passando mal a tarde. Passei no médico do trabalho, que me falou que eu estava mesmo com diarréia e me mandou para casa. No dia seguinte não fui trabalhar pois continuava passando mal, mas eu tinha a formatura da minha prima no Rio e não podia perder de jeito nenhum. (pausa: desceu o que eu achava que era minha menstruação). Sábado fui para o Rio. Nunca tive uma diarréia daquelas em toda minha vida! Fui até no banheiro masculino da faculdade!!! (outra pausa: Uma tarde inteira com protetor diário sem descer nada… pensei: “Opaaaa!!! Aí tem “coisa””) 

Resumindo… 4 dias em que nada parava… pior que minha irmã também me acompanhou nessa saga.
Na segunda eu já estava bem, terça fiz o exame, e quarta dei o resultado de presente de aniversário para o futuro Papai! =D

Fotos reais! kkkkkk

Outra coisa que foi só comer e eu passei mal, lógico… aquelas balinhas yummy… sabe? Que parecem de gelatinha, azedinhas… corante puro! Comi muitas, passei mal e fiquei ótima em seguida. rsrs

Meus lanchinhos saudáveis:

E aí meninas? Querem acrescentar algo???

Beijinhos!!
Consultas: E-Familynet MD Saúde De Mãe para Mãe Sem Stress

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.