Oiiii pessoal!!!
Observei algumas coisas que aconteceram no primeiro mês de vida da Clarinha, e acho que pode ajudar alguns pais de primeira viagem a se prepararem.
Coloquei as fotos em miniatura para ninguém sair correndo! rsrs Qualquer coisa é só ampliar.
- Alta
O bebê só queria saber de dormir enquanto estavam na maternidade, né?! E de madrugada? A enfermeira só levava na hora de mamar?
Quando “tirar a pulseirinha” do hospital, preparem-se para dormir e acordar em horários mais esquisitos. Hehe Mas fiquem tranqüilos que melhora.
- Coto umbilical
O coto umbilical deve cair entre 7 e 14 dias após o nascimento como falei no post, mas pode ser antes ou depois. A limpeza dele com álcool é o único e maior cuidado que temos.

- Fezes
Os primeiros cocôs do bebê são escuros como graxa e bastante pastoso… é chamado de mecônio. Aos poucos esse cocô vai esverdeando e clareando até ficar amarelo. Quanto mais o bebê mama, mais rápido muda essa coloração.
Quando as fezes já estão amarelas, elas saem junto com gases e por isso identificamos com facilidade.
Como dizem: o bebê é igual pato! Come e já faz cocô! Entra por cima e sai por baixo. Rsrs
Depois de uns dias a freqüência diminui, mas ainda serão algumas fraldas sujas por dia. Além de ser amarelo, as fezes tem grãozinhos/grumos.

- Unhas
Na maternidade as enfermeiras lixam as unhas do bebê, mas chegando em casa essa tarefa vai sobrar pra alguém. Se você tiver medo, pode pedir para a vovó fazer. Eu sempre cortei a unha das meninas aqui em casa e no post “Cortando as unhas do bebe” vocês podem ver as opções de lixas, tesouras e cortadores para bebês.
As unhas dos pés da Clara, cortei apenas uma vez nesse mês. Quando nasceu, a unha se confundia com a pele, então esperei crescer bastante para evitar acidentes. As unhas da mão foram lixadas algumas vezes e cortada outras 2x.
- Cabelos e pelos
Começam a cair pelos e cabelo do bebê. Podem perceber no travesseiro ou na banheira, após o banho.
- Sono
Cada bebê tem seu jeitinho e sua rotina, mas a tendência é que a loucura dos primeiros dias em casa passe logo.
Que fique claro pras visitas que elas provavelmente não verão o bebê acordado. Hehehehe eles dormem muito!
Criar um ritual com musica e ambientação na hora de dormir pode ser “fofo” e parecer mais fácil para esse momento tão esperado que é o sono do bebê, mas quando estiverem fora de casa e da rotina, isso pode gerar outro problema se não for possível reproduzir o “ambiente”.
- Troca de fralda
As trocas de fraldas durante a noite, aqui em casa, foram necessárias nos primeiros dias, mas depois de uns 20 dias de nascida comecei a trocar de madrugada somente se tinha feito cocô e na hora da mamada (antes dela pq eles geralmente dormem mamando). O bebê pode se acostumar a estar sempre sequinho e depois de alguns meses, quando ele teoricamente começaria a dormir melhor, esse habito pode ser seu pesadelo! Rsrs
- Marquinha da BCG
Ainda no hospital o bebê toma a BCG, vacina contra a tuberculose. O que caracteriza a pega da vacina é o aparecimento da marquinha no braço, que geralmente leva de 6 a 10 semanas, mas pode levar até 6 meses em alguma casos.
Primeiro aparece um carocinho vermelho, depois ele sofre tipo uma erupção, como uma espinha, com pus. Não pode apertar, espremer, e muito menos tirar a casquinha da ferida. Conto mais quando acontecer com a Clara. Por enquanto, com 29 dias está assim:

- Olhos
É muito comum o bebê apresentar o canal lacrimal entupido, o que faz com que o olho lacrimeje bastante e saia pus.
Falei disso com detalhes aqui.

- Cólicas
O bebê tem o sistema digestivo imaturo, e pode ter cólicas independente do tipo de alimento que a mãe coma. No post sobre o assunto, tem dicas de recursos para os momentos de “pânico”, para ajudar a diminuir o desconforto nos bebês. Rsrsr
Quando o primeiro “mesversário” se aproxima, o bebê já segue os objetos e pessoas com os olhos!
Espero ter ajudado!!!
Beijos!!!!