Oiiii queridos!!!

Na semana passada recebi um release de uma campanha que inicia hoje e achei que tinha tudo a ver com o blog e comigo, por isso estou divulgando.

Um tempinho atrás eu postei uma foto incentivando as pessoas a doarem Sangue, medula e Leite e criei a tag #DoeOQueVoceTiver justamente porque eu só posso doar leite; sangue não (anemia). Já outras pessoas que não tem leite para doar como eu, podem doar sangue e ajudar alguém. Bom, quem não pode doar nada disso também pode contribuir com o próximo (e quem pode também, claro!!!). Achei que a campanha tem tudo a ver com a tag #DoeOQueVoceTiver  =D

20130819-004226.jpg

Você, a vizinha, a mãe, avô sempre tem um vidro aí, não?  Não depende de ter leite materno e nem boa saude pra poder ajudar, basta doar os recipientes de vidro com tampa plástica que utilizarem em casa.
Potes de Nescafé, maionese (vidro), etc são perfeitos para ajudar.

Segue informações:


Abividro lança campanha ‘Doe Vidro. Doe Vida’ em apoio à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

A Abividro, entidade que reúne as indústrias de vidro do país, lança a campanha ‘Doe Vidro. Doe Vida’, em apoio à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR).

A iniciativa conta com a colaboração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) de São Paulo e visa incentivar a doação de embalagens de vidro, reforçando a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.

A Rede de Banco de Leite Humano do Brasil, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é considerada a maior e mais estruturada do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São 212 unidades em vários Estados do país que contam anualmente com a doação de mais de 100 mil mães.

CAMPANHA VAI COLETAR FRASCOS DE VIDRO

A ABIVIDRO decidiu abraçar a causa ao saber pelo coordenador do BLH do Instituto Fernandes Figueira (IFF), da Fiocruz, dr. Franz Novak, que a única embalagem adequada ao armazenamento de leite humano é a de vidro e que há muita dificuldade dos hospitais em conseguir estes frascos. Segundo ele, são necessárias 167 mil embalagens por ano para esse fim.

O leite humano só pode ser acondicionado em recipientes de vidro, por ser o material mais seguro para essa finalidade. Por ser inerte e biologicamente inativo, o vidro evita contaminações conservando os nutrientes e o sabor dos alimentos.
Os frascos a serem destinados aos bancos de leite têm que ter boca larga e tampa plástica, como os de café solúvel, maionese, geleias, entre outros.

As embalagens de vidro poderão ser doadas nos próprios bancos de leite de São Paulo e Rio de Janeiro, na sede da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e outros pontos das cidades. Em todos esses locais haverá urnas para depósito dos potes e cartazes com orientações. A relação de pontos está disponível no site  http://www.epuroevidro.com.br/campanha-doe-vidro-doe-vida .

A Abividro será a responsável pelo encaminhamento do material coletado até os bancos de leite humano, que irão triar e realizar a esterilização.

Inicialmente a campanha concentrará esforços no Rio de Janeiro e em São Paulo e até meados de 2014 deverá ser expandida para os demais Estados.

O evento que marca o início da campanha ‘Doe Vidro. Doe Vida’ acontecerá dia 19 de agosto, às 14h, no Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a Abividro e seus associados farão a primeira entrega de potes de vidro, doados pelas empresas Owens-Illinois, Verallia e Wheaton. Participam ainda da campanha SGD, Vidroporto, Vidraria Anchieta e Nadir Figueiredo, também fabricantes de embalagens de vidro e as empresas Revpack e Embavidro, que produzem tampas de plástico.

A Importância da doação de leite materno

No Brasil os bancos de leite humano são responsáveis por salvar mais de 170 mil crianças da desnutrição infantil e participam de vários programas promovidos pelo Ministério da Saúde na área de segurança alimentar da população.

O Banco de Leite Humano é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), do leite de transição e do leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição do médico ou nutricionista.

Mais informações sobre os Bancos de Leite Humano no Brasil no site: http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

Mais informações sobre a campanha ‘Doe Vidro.Doe Vida’ em:

http://www.epuroevidro.com.br/campanha-doe-vidro-doe-vida.

20130819-003415.jpg

Já falei sobre DOAÇÃO DE LEITE MATERNO Aqui e minha contribuição aqui. E a pasteurização aqui.

bjssssss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.