3 comments

Caixas Organizadoras, estantes para livros, prateleiras, nichos, armários ou gavetas? Na prática, o que funciona na hora de organizar os brinquedos?

Não tem milagre e nem varinha mágica. Infelizmente não temos os poderes da Mary Poppins de arrumar estalando os dedos, então o jeito é arrumar, mudar, reorganizar e tentar encontrar uma maneira dentro da sua realidade para que os brinquedos fiquem menos bagunçados.

Uma grande revisão e organização deve acontecer no mínimo 3x ao ano, já que geralmente muitos novos brinquedos são ganhos no aniversário (de cada filho), Dia das Crianças e Natal.

O que gera a bagunça: crianças brincando sem supervisão de um adulto. Na hora de guardar então, pior ainda! Vou dar alguns palpites sobre algumas opções que temos hoje em dia.

Para guardar os brinquedos e esconder a bagunça:

  • Cestos/Baús
  • Gaveteiros
  • Estantes organizadoras com caixas

Para organizar e decorar:

  • Prateleiras
  • Nichos
  • Estantes abertas

Vamos ver algumas opções??

  • Caixas Organizadoras

É interessante separar e etiquetar as caixas para tipos diferentes de brinquedos, como por exemplo:

– Carrinhos;
– Bonecas;
– Artes (tintas, lápis de cor, de cera, papelaria)
– Jogos;

Por mais que tudo seja jogado lá dentro, cada brinquedo tem seu lugar e assim fica mais fácil de ensinar a guardar. Prefiro as transparentes para visualizar o conteúdo. As de plástico tem maior durabilidade; as de papelão são mais frágeis mas ajudam a decorar.

Desvantagem: acumula pecinhas de brinquedos perdidos, bagunça, e precisa de revisão constante.

caixa organizadora brinquedos crianças

  • Caixas dobráveis

Essas são lindas, geralmente destampadas e caso preciso desmontar não ocupa espaço. Eu tive uma e adorava levar brinquedos para o playground do prédio e ir parque com ela. São ótimas para complementar a decoração em estantes abertas.

Foto 1; 2-Skip Hop; Foto 3; 4 - Bru (pessoal)
Foto 1; 2-Skip Hop; Foto 3; 4 – Bru (pessoal)
  • Estante organizadora

Estantes organizadoras são ótimas alternativas para arrumar a bagunça e os brinquedos menores, além de algumas delas serem como móveis e assim podemos mudar de lugar quando convier.

Estante organizadora brinquedos
Foto 1 (Hot Wheels): Baby.com.br | Estantes móveis: Babies’R’Us (EUA)
  • Estantes para Livros

Pode ser comprada pronta, feita com ripas de madeira, e até mesmo caixote de madeira pintado. Dica rica da Prendada e Caprichosa: Prateleira Saira na ETNA com friso para segurar os livros por 35 reais.

Foto 1; Foto 2; Foto 3: Foto 4 - Tok&Stok
Foto 1 – Pinterest; Foto 2; Foto 3: Foto 4 – Prateleira Kino Tok&Stok
  • Estantes com Nichos

Esse tipo de móvel foi o que adotei aqui em casa, como já puderam ver no meu instagram (@analumasi). Acho muito bom ter um nicho para cada brinquedo como os de pilhas, bonecas, etc. Mas como sempre sobra bagunça, ainda tenho um cesto grande e esse criadinho com gavetas (pra esconder a bagunça que não cabe na estante rsrsrs).

Estante com nichos - brinquedoteca em casa
Estante com nichos Tok&Stok – brinquedoteca aqui em casa
Antes e depois de organizar a brinquedoteca: Melhor ter mais superfície e nichos para os brinquedos! Estante Horizontal fica melhor!
Antes e depois de organizar a brinquedoteca: Melhor ter mais superfície e nichos para os brinquedos! Estante Horizontal fica melhor!
  • Caixas improvisadas com tapete EVA

Na hora de organizar a bagunça e separar os brinquedos, você pode também usar os tapetes de EVA para ajudar. Vi um Cubo assim no Sam’s Club e copiei em casa um dia.

Tapetes de EVA para separar os brinquedos das crianças
Tapetes de EVA para separar os brinquedos das crianças
  • Cesto dobrável com zíper

Outra opção para recolher a bagunça rápido (mas não vai manter organizado) são os cestos dobráveis com zíper. Já vi outro modelo na Baby.com.br, mas segue essa foto da Babies’R’Us para ilustrar.

cesto para brinquedos com zíper

Os baús não poderiam ser esquecidos, né? Mas vamos combinar que é a mesma coisa de um cesto: fica tudo uma bagunça lá dentro.

E ai, gostaram das opções??? Basta dar uma pesquisada e testar o que fica melhor em casa.

Bjinhossss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.