23 comments

Ontem perguntei à minha sogra e prima se elas tinham sugestões se temas para o post de hoje, e surgiram alguns palpites. Antes que eu pudesse “sentar” e escolher entre eles, um certo tema pulou no meu colo: Como escolher um inalador/nebulizador na hora de comprar. Agora vou explicar o porquê.

Quando eu ainda estava grávida, uma amiga me disse que eu tinha que ter inalador e umidificador de ar em casa pois eu usaria muito com o bebê. Bom, meu marido estava viajando e pedi a ele que trouxesse um umidificador ultra-sônico (pois é silencioso). E o inalador? Deixei pra comprar depois….

Bom, na primeira ‘gripinha’ da Bru, precisamos de um nebulizador e pedi ao meu marido que comprasse “qualquer um” na farmácia. Ele viu um da Turma da Mônica em formato de trenzinho, achou fofo, (além de ser mais barato que os demais) e eu disse para pegar aquele. Só que não lembrei de falar que tinha que ser ULTRA-SÔNICO. Bom, já sabem né… o trenzinho faz o tec tec tec o tempo todo… só falta o PIUÍÍÍII. (É muitooo barulhento!!!!!!!)

Ahhh, se eu soubesse…….

Estou em Brasilia para passar as festas de final de ano com parte da familia e a Bru começou com uma tosse cheia de catarro. Pedi ao avô do meu marido  o nebulizador dele emprestado e Meu Deussss, descobri que o meu é PIOR do que eu imaginava! O dele é da Pulmosonic e faz muitoooo mais fumaça, “queimando” assim o soro e remédio muito mais rápido. A criança sofre menos e a mãe/pai/vó também.

Diante disso, corri atrás para descobrir como escolher um inalador e o site do Magazine Luiza me ajudou nessa tarefa (não são todos os sites que fornecem essa informação, infelizmente).

  • Verificar a capacidade de nebulização (ex: a do trenzinho é de 0,33ml/min e o Pulmosonic Star da Soniclear de 0,8 a 1,2 ml/min!!!!!!!!!!!!)
  • Tamanho das partículas (li que quanto menor a partícula melhor para ser inalada, mas nesse caso a diferença foi pequena: inferior a 5 micras para o trem, e 80% das partículas menor que 4 micras no Pulmosonic)
  • Potência (o trem gasta 70Watts – por ser ar comprimido – e o Pulmosonic 20Watts apenas – e é ultrassônico)
  • Possibilidade de usar na vertical e horizontal – muito importante pois os pequenos na maioria das vezes não aceitam fazer a nebulização por muito tempo e aí podemos aproveitar enquanto eles dormem (o do trem possui a solução fisiológica e remédio acoplados na máscara, dificultando seu uso deitado; já o Pulmosonic (e outros) possui o reservatório junto a máquina, permitindo que usemos na horizontal)
  • Reservatório de soro/remédio descartável – o do Pulmosonic possui copinhos descartáveis, evitando a proliferação de fungos e bactérias (lembrando que o soro é um meio propício a isso se não armazenado da forma correta).

[nggallery id=18]

Curiosidade

Queria entender a diferença entre inalador e nebulizador e descobri que a resposta é: nenhuma. Nebulizador é o nome correto pois “converte em nuvem de vapor”, mas o termo inalador é muito utilizado por significar “absorver por inalação”, portanto os dois nomes estão corretos.

Os preços geralmente variam entre 160 e 260 reais.

Atualização em 16/09/2012

A leitora Graciane comentou no post alertando sobre um motivo contra a compra de inaladores ultra-sônicos:

 nunca comprem nebulizadores ultrassonicos pois a remedios como clenil a e budesonida que naum podem ser usados nesses aparelhos devido a pequena quantidade de particulas liberadas ..eu comprei e me arrependi pois meu filho teve que usar esses medicamentos e precisei de outro inalador !!! espero ter ajudado

Pesquisei e perguntei a médicos especialistas sobre o assunto no Blog da Alergia pois eu não sabia desse “problema” e me confirmaram:

Ana: nebulizadores ultrassonicos são mais silenciosos, mas é verdade que modificam o efeito e não são apropriados para corticóides inalados (Clenil, Pulmicort). Podem ser usados com broncodilatadores (Aerolin, Berotec, Atrovent). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Não sei qual a incidência de uso desses medicamentos (acredito que seja baixa), mas fica o alerta. Obrigada Graciane!

Atualização em 2014

Depois de duas filhas e algum tormento com o “trenzinho” comprei o Pulmosonic Star e realmente é ótimo! Fiz um post sobre inalação com chá de camomila. Dá uma olhada!

 

 

Bjinhos!!!

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.