Oiiiiii pessoal!
Hoje vou dar uma dica para as mamães ansiosas e que não querem esperar as 12, 14, ou sabe-se lá quantas semanas para saber o sexo do bebê através do ultrasom.
Alguns médicos dão palpite sobre o sexo entre 12 e 14 semanas, no morfológico do primeiro trimestre, outros não falam enquanto não tem certeza. E tem mais… você pode ir para o exame e o médico não conseguir ver… e ir de novo e de novo.
Conheço pessoas que descobriram o sexo do bebê com mais de 5 meses! Imaginaaaa, eu teria um troço! hahahaha
Minha irmã por exemplo soube com 13 semanas que a chance de ser menino era de 80%, mas só foi ter certezaaaa mesmo com 20 semanas. Mas mesmo assim, algumas pessoas preferem ver no ultrasom, acham mais especial, mais mágico…
Saiba que com apenas 8 semanas é possível descobrir o sexo do bebê através de um exame de sangue chamado Sexagem Fetal.
Como funciona?
É realizada uma coleta de sangue comum (como se fosse para qualquer exame) sem a necessidade do jejum.
A partir da oitava semana, há sangue fetal circulando na corrente sanguínea materna, e por isso esse exame é possível. Eles analisam o DNA e “buscam” sequências do cromossomo “Y”, presentes somente em pessoas do sexo masculino. Caso essas sequências de DNA específicas não sejam encontradas, é entendido que o sexo do bebê é feminino. Esse exame é feito através de técnicas de Biologia Molecular, e é super confiável.
Há algumas contra-indicações, por exemplo, se a mulher receber doação de sangue vindo de um homem. Antes da coleta é necessário preencher e assinar um documento no qual você afirma que está grávida (porque se qualquer mulher fizer mesmo não estando grávida, o resultado será de que o bebê é do sexo feminino, claro!) e que não recebeu doação de sangue por um período X. O coletador do laboratório é sempre uma mulher, para evitar qualquer dúvida quanto à contaminação da amostra (o que seria muito improvável, mas melhor assim).
No caso de gêmeos univitelinos, se houver presença do cromossomo Y, os 2 bebês são meninos, se não houver, os 2 bebês são meninas.
Na gravidez de gêmeos bivitelinos, onde há a presença do Y, não há como saber se somente um dos bebês é menino, ou se os dois.
P.S. Alguns médicos não indicam esse exame pois o primeiro trimestre é um período mais “delicado” e de maior risco de um aborto espontâneo, e isso acaba gerando maior expectativa nos futuros papais e na família toda. 🙁
Quanto custa?
Esse exame não é pago pela maioria dos convênios médicos, portanto se a futura mamãe quiser mesmo saber o sexo antes terá que desembolsar cerca de 300 reais.
Quando fiz custava quase 300 reais no Lavoisier, quase 400 no Delboni e 430 no Fleury. O Fleury é referência no ramo de exames laboratoriais, mas não estava a fim de pagar tanto. Entre Delboni e Lavoisier vocês sabem qual a diferença? Nenhuma. Ambos fazem parte do grupo DASA e os exames são analisados da mesma forma, na central em Alphaville. Acontece que um atende uma classe X e a outra Y, mas já que sai do nosso bolso né? Melhor economizar. Ah!! Sim! E parcelam em 5x!!!