Acredito que a gravidez é um momento único na vida de uma mulher. É um momento de transformação, de descoberta, de superação, de se sentir a mulher mais completa por gerar um ser no seu ventre.
O nascimento é um marco importante, é o início de uma nova vida, mas a gestação nunca será esquecida. A barriga, as mexidas, os batimentos cardíacos no Ultrasom. O primeiro ultrasom, cada medida, cada semana que se passa, cada conquista.
Pensando nisso alguns artistas criaram 2 coisas incríveis: um matemático e físico criou um programa que transforma os dados do ultrasom em música e duas designers criaram jóias exclusivas. Confiram:
- Sinfonia da Gravidez
Vídeo de Dia das Mães da Johnson’s. “Agradecimento especial ao Hospital Albert Einstein, ao físico e matemático Paulo Bedaque, ao maestro Jarbas Agnelli e, as mamãe-funcionárias da Johnson & Johnson Pamela Pucci e Fernanda Delatorre e a mamãe Vanessa Abdala, que mesmo sem saberem de nada, aceitaram viver esta emoção.”
- Mater Jóias
O design dessa joia é gerado digitalmente por um software exclusivo, desenvolvido por Peter Caret (NL), a partir de informações reais de cada gestação, tornando cada peça única, como cada criança é. Os dados reais da gestação (uma imagem de ultrassonografia e uma gravação do som dos batimentos cardíacos do bebê) são usadas para criar a forma da joia em três dimensões. O molde para produção da peça final é fabricada em resina por uma impressora 3D e posteriormente fundida em ouro ou prata. Criada pela designer de joias, Vanessa Robert, e pela designer de sistemas generativos, Alice Bodanzky, a Mater alia o bom design à alta tecnologia numa peça única e exclusiva, capaz de invocar lembranças como o momento em que se escuta a batida do coração do filho pela primeira vez. O projeto contou com incentivos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). (link)
Projetos lindos, não?
Bjoss