1 comment

Nesses 5 anos e meio de maternidade se tem uma coisa que eu aprendi é que curva de peso não me assusta mais.

A curva é um parâmetro utilizado para acompanhar o crescimento de cada criança. INDEPENDENTE se ela for percentil 5, 10, 25, 50, 75, 90 ou 95 o IDEAL é que ela se mantenha sempre nessa mesma faixa. Ja falei sobre isso no post O sentimento de fracasso quando o filho está fora da curva de crescimento.

Aqui em casa o biótipo das meninas é esse e não adianta brigar com a balança. Na média de altura ou um pouco abaixo, e magrinhas. Percentil 25 quando estão no lucro. kkkk

A Bruna teve uma queda leve depois dos 6 meses e uma maior entre 18 e 24 meses, que recuperou. O normal dela é Percentil 50 em altura e Percentil 10 em peso. (está com 5 anos e 8 meses, 1,10m e 16Kg)

Clara foi a que mais deu trabalho para comer. Contei um pouco aqui sobre mudança de rotina e alimentação, aqui sobre curva, aqui sobre exames. Começou a cair na curva aos 7 meses (introdução alimentar) e caiu pra fora da curva de peso aos 12 meses. Ficou assim por 2 anos. Cheguei a fazer exames mas apesar da leve anemia e ferro baixos, continuou crescendo e mantendo a média (altura). Ela gosta de frutas, mas não come muita comida e nem gosta muito de vitaminas com ferro, o que dificultava essa recuperação. Agora que vai a escola, se alimenta muito bem no lanche (falei um pouco do que mando aqui e aqui) e agora aos 3 e meio começa a voltar para dentro da curva, entre o Percentil 5 e 10 de peso e se mantendo entre 25 e 50 de altura. (está com 96cm e míseros 11,8Kg kkk)

A Alice foi a única que não me deu trabalho para comer. Come de tudo! Se der mingau de batata doce com aveia, a bichinha come. Se der comida em pedaço, come. Se der fruta, verdura, carne, come. Mastiga como ninguém. E me surpreendeu. Também caiu na curva. Vamos seguir sem stress, sem mudanças da alimentação. Ela vai continuar mamando no peito 3x por dia (manhã, tarde, noite) e comendo o que ela come normalmente. Se ela come bem e ainda caiu na curva, desculpa, mas quem tá errada é essa curva! hahahah Está com 71cm e 8,390Kg aos 11 meses.

Ninguém vai fazer exames por causa de peso ou crescimento, graças a Deus. Vou tentar continuar empurrando mais comida para a Clara que adora beliscar mas não gosta de sentar e comer a refeição no almoço e jantar.

A Alice está prestes a fazer 1 ano. Vou repetir os exames da alergia a ovo e mês que vem ela toma a tríplice viral (já autorizada pela alergista).

Contei no último post como começou nossa história de amor com a Doutora Carla. Veja clicando aqui.

Bom, é isso!!

Bjossss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.