OI pessoal!!

Acordei hoje com mais um probleminha com fotos minhas e das meninas sendo usada em um perfil de outra pessoa. Quem nos alertou foi um amigo.

Eu sei que exponho demais, que conto minha vida através de fotos todos os dias mas onde está o bom senso das pessoas? Porque uma pessoa cria um perfil falso, copia todas as suas fotos, “muda” o nome da criança como se ela fosse um personagem de uma historia e vive uma realidade que não existe?

foto roubada
Perfil falso já desativado. Esses que saem adicionando todo mundo.

Será que “preciso” postar minhas contas, minhas unhas sem fazer e minha casa bagunçada pra ver se as pessoas vão querer viver essa minha vida também? 

Minha vida não é um conto de fadas, minhas filhas não vivem no castelo da Cinderela, eu não sou uma pessoa livre dos problemas. Eu tenho vários aliás, mas isso não diz respeito a ninguém e graças a Deus a saúde da minha família vai bem, então o que eu posso querer? Contas, dinheiro e pequenos problemas a gente resolve com o tempo e muito trabalho.

Já tive experiência com fã-clube da Bruna e após pedir a menina gentilmente apagou todas as fotos que ela tinha replicado nessa página, mas em nenhum momento ela fingiu que era outra pessoa. A partir daí eu bloqueei quase todos os meus álbuns do facebook para que ninguém tenha acesso às fotos antigas e o único álbum liberado para os meus amigos é o do Instagram. Ops, mas o Instagram é o meu grande problema hoje, é onde eu publico tudoooo. Perfil bloqueado e “pronto”.

Cadeado - Somente eu vejo as fotos
Cadeado – Somente eu vejo as fotos

Na outra vez tive que ir até a delegacia pois usavam uma foto minha amamentando a Clara em uma página de doação de bebês (pasmem!), foto essa certamente retirada ‘do google’ por causa do post “Sobre a doação de leite materno“. A foto tinha logo do blog e tudo!! Fiz BO para me resguardar de que aquela criança não era uma criança abandonada, prestes a ser usada em um crime  (sim, porque negociar bebês clandestinamente é crime) e sim a minha filha sendo aleitada.

Aprendam uma coisa (que eu sabia mas não entendia a importância e percebi após mais de um ano de blog): o GOOGLE não tem fotos próprias. Ele é um site de busca! Se você copiou uma foto de lá, é porque essa foto é de outra pessoa! Você só vai saber se pode usar aquela foto se entrar em contato com o dono, mas pouquíssimas pessoas fazem isso, então quando buscarem imagens procurem as dos grandes portais ou banco de imagens, e coloquem a devida referência. Da mesma forma que as imagens do blog me ajudam a ter mais visitas e divulgar meu trabalho aqui, minhas fotos estão lá visíveis para pessoas de todos os tipos e eu tenho que assumir esse “risco” se quiser continuar blogando aqui e postando fotos.

Os leitores do LookBebê e meus seguidores já conhecem a forma que eu me relaciono e por isso tenho tantos amigos e pessoas queridas, sempre enviando mensagens lindas e por isso não posso simplesmente parar. Portanto, as dicas de hoje são algumas formas de ter um pouco mais de segurança e privacidade:

Facebook

  • Alterar as configurações de privacidade do facebook

Alterar configurações de privacidade no facebook

  • Dentro dessas configurações de privacidade, você pode a partir de agora modificar TODAS as publicações anteriores que  eram de “Amigos de amigos” e “Público” para a atual configuração padrão, no meu caso “Amigo, exceto conhecidos”.
Configurações de privacidade em publicações antigas
Configurações de privacidade em publicações antigas
  • Alterar a privacidade das fotos, caso seja diferente das configurações gerais. Para saber se o seu álbum ou foto está privado, olha o sinal do cadeado. Também pode ter um mundo (público), bonequinhos (amigos) ou uma estrelinha (personalizado).
Privacidade das fotos no facebook
Privacidade das fotos no facebook

Instagram

privacidade instagram

Blog

Quem tem blog pode proteger as imagens e texto de serem copiadas com plugins que desabilitam o botão direito do mouse. Instalei o WP-CopyProtect, para wordpress. Para outras plataformas, pesquisem no dr. Google.

E agora é hora de fazer aqueeeeeela faxina no facebook. (E se você que copiou as fotos está lendo esse post, por favor, procure um psiquiatra! Em nenhum momento minhas filhas sofreram agressões com a cópia das fotos mas esse -seu- comportamento não é normal. Sério!)

Obrigada a todos que tem carinho por nós! Que DEUS nos guarde, proteja, ilumine. AMÉM.

Bjossss

 

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.