O terceiro dia no Chile foi reservado para o tour na vinícola Santa Rita, um passeio para compras e almoço na TerraMater, um picolé no Camping e a noite tínhamos uma reserva no disputado restaurante BORAGó. Nesse post dou detalhes do tour, porque escolhemos essa vinícola e o que fizemos no restante do dia na nossa viagem a Santiago do Chile.
Se quiser conhecer um pouco da história do vinho no Chile (parte do tour), ver 2 tontos com vinho na cabeça e acompanhar o restante do nosso roteiro em Santiago no terceiro dia de viagem, assista ao vlog abaixo:
Vinícola Santa Rita
Como não tínhamos muito tempo, nos programamos para visitar apenas uma vinícola. Já comentei em outro momento, mas era nossa primeira vez no Chile, então pedi dicas para familiares. Meu pai e a esposa foram pra lá 3 ou 4 vezes. Ele me indicou que fossemos na Santa Rita e fizéssemos o tour mais completo para aproveitar bem a visita.
São vários tipos de tour, de preços, e com isso muda o que você conhece, áreas que tem acesso, e vinhos degustados. No Vlog acima vocês podem ver um pouco de como foi o Ultra Premium.
Nesse tour temos acesso ao jardim da família de Domingo Fernandez Concha onde fica o Hotel Boutique no estilo neoclássico, Hotel Casa Real, que possui 16 quartos. É um hotel onde não são aceitas crianças hospedadas.
Alguns guias falam que existem vinhos com melhores custo-benefício em outras vinícolas e que as vinícolas grandes como Conha & Toro e Santa Rita tem muito “marketing”. Mas não tem só isso, tem história, tem volume, achei bem legal de conhecer. Acho que vale mesclar um pouco.
Mas cuidado!!! Sair do tour bêbado e ir para a lojinha pode causar um belo estrago no cartão de crédito… rsrsrs
Vinícola TerraMater e Restaurante Zinfandel (site)
Se você quiser economizar e trazer umas garrafas de vinho e azeite, sigam a indicação do Miguel (WhatsApp +56 9 9425-5075), nosso guia nesse dia. Cerca de 1 hora antes a sommelier do nosso tour na Santa Rita nos disse que o marido adora Zinfandel mas que no Chile ela nunca havia encontrado. A poucos minutos dali, compramos o nosso Zinfandel por indicação dele. Nessa hora vimos que um guia que fica pra cima e pra baixo faz toda a diferença pois realmente conhece muito sobre custo-benefício e compras para turistas e pode saber de muito mais coisa do que imaginamos! rs
O Miguel nos levou para conhecer a loja de vinhos e produtos da TerraMater (conde compramos vinhos variados, entre eles o Zinfandel e azeite). A loja tem excelente custo benefício (o Azeite Petrália ganhou 3x como o melhor do mundo! No Brasil custa cerca de 70,00 e compramos 6 garrafas por 107,00) Vejam a nota abaixo.
Camping
Não é muito o nosso estilo, mas para quem curtir acampar e quiser fazer uma aventura com as crianças, vale a pena conhecer a área de Camping em Isla de Maipo.
Conhecemos especificamente o Camping Millantú (do tio do Miguel – ele nos levou pra ganhar um sorvete a tarde). Tem parquinho, piscina, vendinha, e você leva sua barraca e paga apenas 5.000 pesos por dia para aproveitar a estrutura.
Existem outros na área até com toboágua.
BORAGó
Estávamos empolgados para conhecer o conceituado BORAGó, restaurante considerado um dos 5 melhores do mundo. Tem 2 opções de menu, com 8 ou 16 preparações. Não se sabe o que vem, pois é uma degustação às cegas. Sem preço, sem escolher a comida, apenas informando alguma alergia ou algo que você não come. O menu pode ser ou não degustado com harmonização de vinho.
Eles utilizam somente ingredientes (flores, folhas, plantas, maçãs silvestres, carne e outras coisas) chilenos. Artesanal, natural, nacionalista, diferente. Valeu a experiência, mas não é um lugar que voltaríamos pela comida.
Mostrei detalhes de outros restaurantes no Post do dia 1 (Giratório e Como Agua para chocolate), do Cajón del Maipo e do restante do Dia 2 no Chile (Mestizo).
Veja também: Transporte em Santiago do Chile! Motorista, uber, metrô (menos taxi!)
Bjsssss
Aninha