Férias escolares não significa só descanso. Pra começo de conversa muitas famílias nem conseguem tirar férias na mesma época. Férias também é tempo de organização, compras de material escolar, conferência de uniforme e vários outros itens.

Cada escola tem uma exigência, mas sem entrar em detalhes de livro didático ou apostila, preparei um check-list pra você verificar se está tudo em ordem por aí para a volta às aulas:

  • Mochila e lancheira (bolsa)

    Se a do ano anterior ainda estiver boa, é hora de lavar e deixar tudo limpinho. Aqui em casa fizemos isso no final do ano passado e agora só conferi se estava tudo ok.

  • Potes, lancheiras (marmitinha) e toalhas

Assim como as mochilas, os potes e garrafas térmicas muitas vezes podem ser reutilizados de um ano para o outro. Verifique se as toalhinhas de lanche estão sem manchas e em bom estado, lave e deixe-as prontas para uso.
Comprar canudos e bicos de reposição ajudam a economizar e prolongar o uso desses itens.

  • Material Escolar

A lista de material escolar algumas vezes possui itens de sucata e de uso doméstico (potes de manteiga e bandejas de isopor) e por isso é bom verificar com antecedência para separar quando acabar.
Também pode ser que um ou mais itens estejam esgotados e você precise ir em mais de um lugar para encontrar tudo o que precisa.
Se a escola pedir revistas, jornais e gibis, procure Sebos e jornais “da semana” que são mais baratos.

  • Etiquetas de material escolar e uniformes

Não basta comprar material, tem que etiquetar tudo. As etiquetas a prova água estão sendo muito utilizadas nos últimos anos. (tem um post AQUI com indicações de empresas que fazem etiquetas de uniformes, calçados, utensílios e material).

  • Uniformes

Os uniformes também precisam ser verificados. Eu não costumo comprar todo o uniforme do ano de uma vez, pois além de gastar muito, elas crescem rápido demais.
Verifico se tem camisetas curtas, shorts,  short-saia e calça de malha e um casaco no início do ano. Depois de alguns meses complemento o uniforme com calças de moletom, blusas de manga comprida, coletes e mais um casaco.

  • Lanche, frutas, etc.

Fazer compras para começar o ano mandando uma lancheira bem variada e colorida (caso seja o caso de envio lanche)

Lei Sobre Material Escolar e itens proibidos de serem pedidos

A escola das meninas não tem fins lucrativos e a lista de material não é abusiva, por isso não liguei de ilustrar esse post com materiais como revistas e gibis, mas algumas exigências como marca de material, pedidos de revistas e gibis são proibido por lei, assim como a taxa de material escolar. (veja mais sobre a lei nacional 12.886/2013 aqui)

ATENÇÃO: Itens de uso coletivo são proibidos por lei de serem pedidos pelas escolas. Confira:

 

E ai, vocês tem algo mais a acrescentar?

Bjs

Aninha

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.