Para uma viagem internacional precisamos de milhares de preparativos. Primeiro o passaporte, depois o visto  (se for necessário no país de destino – Veja o post Como tirar o visto americano de bebes, crianças e menores de idade) e aí começam as listas e pesquisas do que levar a bordo com crianças.

Viajamos de férias em maio com a família reunida, mas esse mês meu marido viajou antes e eu iria depois com as meninas e meu cunhado para encontrá-lo. No dia de embarcar meu marido lembrou que precisaria deixar a autorização para que eu viajasse com as meninas! Já pensaram? Ele lá, esperando por nós, e eu sem poder embarcar pro mesmo destino porque esqueci que precisava de autorização?

Para quem estiver nessa mesma situação – somente um dos pais viajando com as crianças – ou um terceiro responsável com as crianças e sem os pais/responsáveis legais, acesse o Portal Consular e baixe o  Modelo de autorização – somente acompanhado.

Essa autorização precisa ser preenchida e reconhecida firma em cartório! 

Os documentos necessários no momento do check-in internacional no aeroporto são:

  • Documento de Identificação das crianças e do responsável (RG ou Certidão de nascimento)
  • Passaportes e visto válido (dependendo do destino)
  • Autorização com firma reconhecida

Para maiores detalhes e informações, vejam a página do Portal Consular do Governo Federal.

Bjossss

(Me desculpem a ausência!!! Os dias tem sido corridos por aqui e estamos no fuso de -4 horas em relação à São Paulo. Estamos muito bem e curtindo bastante. Depois conto as novidades).

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.