Aquela gelatina colorida que você viu no facebook da sua amiga – também conhecida como arco-íris de gelatina ou pudim de gelatina – te encheu a boca de água e você pensou: Será que tem algum segredo ou é só esperar endurecer e ir colocando outras camadas?

Eu te respondo: TEM SEGREDO, senão a minha não tinha ficado assim:

gelatina colorida
Gelatina colorida… cof cof cof

hahahahahahahahahhha

A história foi a seguinte: minha amiga e blogueira Pri Perlatti postou a foto abaixo e li na timeline que ela levou apenas de 2 a 3 horas para montar. Pensei: UAU! Também vou fazer! Comprei, enrolei, pensei em comprar uma forma de silicone, e meu marido disse: Ué, antigamente faziam com essa (de pudim), então deve dar certo. Um belo dia resolvi fazer.

Pensei: Mas oras bolas, eu sei tudo, não preciso procurar receita né? TÓIN!!!!

Para fazer a gelatina colorida, você não pode:

  • Fazer a medida normal de gelatina
  • Deixar tempo demais no freezer
  • Ligar o Turbo Congelamento do freezer

Eu fiz de Abacaxi, Limão, Morango e Uva.

gelatina colorida
A verde (limão) já estava na forma

Coloquei no freezer, liguei o Turbo Congelamento e deixei 30 min. Nada de endurecer. Deixei 1h. Nada. Deixei mais um pouco e depois coloquei a próxima camada. E liguei o turbo congelamento de novo. E de novo e de novo. Nas outras camadas foi mais rápido porque embaixo já estava frio.
(o turbo congelamento provoca um resfriamento maior, mas pensando no princípio básico de que o gelo é formado por água, o que já estava aguado ficou mais aguado ainda!)

Na hora de desenformar ele soltou água e desmanchou. Mesmo após umas 12h na geladeira o fundo da gelatina de limão ficou na forma meio congelado.

gelatina colorida
Gelatina colorida FAIL após desenformar (forma de pudim)

Aí eu pensei: vamos recorrer então a quem entende da coisa! Segue abaixo 3 receitas (links) TOP das amigas!!!

1) Corri no blog da minha amiga Carol Barros, o Panela de Barros, e vi uma receita SAUDÁVEL de gelatina colorida com frutas!! Ela colocou amora, carambola e groselha nas camadas de gelatina.

Gelatina Colorida com Frutas - Panela de Barros
Gelatina Colorida com Frutas – Panela de Barros

A recomendação da Carol é colocar no mínimo 50mL a menos de água do que o recomendado na caixinha (50 da quente e 50 da fria) e resfriar na geladeira. Assistam ao vídeo:

Quem quiser ver o passo a passo e ingredientes por escrito, pode acessar o post dela aqui.

PAUSA: Gelatina é um produto industrializado e contém açúcar e corante, então não é um alimento para ser consumido por crianças menores de um ano e muito menos diariamente. Algumas pessoas preferem evitar o açúcar até pelo menos 2 anos, mas esporadicamente não tem problema. No post A primeira guloseima… um review de gelatinas eu falei sobre a gelatina com corantes naturais enriquecida com minerais, mas ela mesmo assim é adoçada (e não está disponível em todos os supermercados). Para os bebês pequeninos (maiores de 6 meses) sugiro gelatina incolor + fruta (sem adoçar!). Para os maiores, essa sem corante (disponível em 3 sabores). Produtos diet não são aconselhados para crianças pois contém adoçante.

2) Já para os adultos que querem enfiar o pé na jaca, a Pri Perlatti postou a receita dela com leite condensado e leite de coco e vocês podem acessar clicando aqui. (A recomendação da Pri foi colocar 150mL de água, ou seja 100mL a menos (200 no total, fria e quente). Assim não fica mole mesmo! É o famoso PUDIM de gelatina.

Gelatina da Pri, postada no Disney Babble
Gelatina arco-íris da Pri, postada no Disney Babble

3) E mais uma… a amiga Milene postou no Diiirce a receita exclusiva dela. Ela fez várias vezes, vários testes de tempo e na dela vai leite condensado e suco de laranja. Veja o post clicando aqui.

Gelatina da Diiirce
Gelatina da Diiirce

E ai, gostaram??

Tem pra todo gosto e necessidade: saudável e “gordinha”! Só não façam como eu! hahaha

Bjinhos!!!

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.