11 comments

O aniversário da Bru será comemorado na próxima semana em Minas para que toda a família esteja reunida, mas não poderíamos deixar passar esse dia tão especial em branco, não é mesmo?

Lembrei de um bolo que a amiga Patricia Martins me mostrou uma vez. A bisavó do marido dela fez para a festinha da filha dela na escolinha e achei super bonitinho e “fácil” fazer, principalmente se a “grana” estiver curta!

No post de hoje vou mostrar como é tranquila a montagem desse bolo.

1 – Primeiro você precisa de uma receita de bolo da sua preferência. Como eu só fazia bolo “Dona Benta”, tive que procurar na internet uma receita de bolo de chocolate.

2 – Uma receita de brigadeiro (1 lata de leite condensado, 4 colheres de nescau e 2 de margarina)

3 – Confeitos de sua preferência (confete, granulado, coco ralad0; wafer, canudo ou colher para as antenas)

A receita que fiz é do site Tudo Gostoso. Havia testado essa receita semana passada, e preferi fazer a mesma apesar dele ser mais pesado, para não correr o risco de fazer um bolo muito fofo e desmontar para desenformar.

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 1/2 xícara de chá e leite
  • 100g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
* Achei que estava muito mole, e acrescentei mais 3/4 copo de farinha e 1/2 de Nescau.
* Para untar a forma, após passar margarina polvilhei açúcar pois o bolo se solta mais fácil assim.
(Pré-aqueci o forno a 180°C e assei o bolo por uns de 40 minutos. Depois deixei ele dentro do forno desligado mais um tempinho).
A montagem original era feita com o bolo em fôrma redonda, mas achei que com a fôrma com furo no meio a borboleta ficou com contornos mais reais.
Enquanto o bolo assa, você pode preparar o brigadeiro e separar os confetes por cores.

Desenforme
em um prato/sousplat, corte ao meio, e monte as “asas” invertidas em outro prato – de cabeça pra baixopara que a base fique maior e o topo do bolo menor e mais lisinho. Caso seja feita na fôrma redonda, una as duas partes na porção inferior para que a parte superior da asa fique maior. Com uma espátula cubra com brigadeiro.


            

Polvilhe o chocolate granulado ou coco ralado de sua preferência. (Na lateral precisei “colar” o coco com as mãos, pois ele não gruda tão fácil.)

P.S. – Não deixe seu marido te ajudar, ele vai sujar a cozinha toda! kkkkkkkkkk
Depois de coberto o bolo, disponha os confetes da maneira que preferir com bolinhas, flores, listras. Puxei as cores de cima para a lateral, dando continuidade ao desenho. Não se esqueça de fazer o corpinho da borboleta no centro.
Para a antena você pode utilizar bolachas wafer, canudinhos ou colheres. Cobri uma colher com brigadeiro e granulado. 😉
Seu bolo está pronto!!!
Usem a criatividade! Por que não cobrir de beijinho, e fazer um bolo mais clean para um chá de bebê por exemplo?! Hummmm…

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.