Com muita satisfação posso dizer que amamentar a Bruna foi muito prazeroso!
Não estou dizendo que as mamães que têm problemas como fissuras e bico rachado não curtem o momento, mas curtem sentindo dor, e isso não é tão legal.
O grande segredo de tudo é a “pega” correta do bebê.
Posicionando o bebê no colo
O bebê pode ser amamentado tradicionalmente no colo, invertido (com o corpo na lateral do corpo da mamãe) e sentado (não acho seguro deitado, por isso nem vou considerar a posição). Mais em BabyCenter.
Na posição tradicional no colo você deve posicioná-lo com a cabeça na dobra do seu cotovelo e barriga com barriga (e não de barriga para cima). Você pode utilizar um travesseiro ou a almofada de amamentação para dar esse apoio.
A Pega
O bebê deve abocanhar toda a aréola da mamãe, e não somente o bico, como pensamos. Para isso, você deve “pinçar” a aréola com o polegar na parte de cima e o indicador embaixo do seio. O restante da mão sustenta a mama.
Para que ele abra a boca, basta passar o mamilo entre o nariz e o lábio superior, e por instinto, como um passarinho, ele abrirá o “bico”.
Com o braço que “carrega” o bebê, você o puxa contra o corpo e literalmente “enfia” o máximo da mama na boca do bebê, deixando livre o nariz do bebê.
Os lábios devem ficar como um peixinho, para fora. A foto abaixo ilustra bem, apesar dela estar com o dedo na boca! Rsrs
As imagens a seguir são do Hospital Santa Catarina (Fotos), e como aprendi com eles, acho mais do que justo divulgá-los. =D
Se precisar tirar o bebê do peito, coloque o dedinho no canto da boca dele, antes de tirar a mama. Eles sugam muito forte e se puxar pode machucar.
Minha experiência
A maior prova que tive sobre a pega correta foi ainda no hospital. No primeiro dia ela mamou super gostoso, não incomodou em nada, mas na segunda noite, ela estava muito preguiçosa e só queria dormir. Depois de tirar algumas peças de roupa dela e muita insistência, ela começou a mamar. Estava um pouco esquisito, dolorido, mas me conformei com aquilo pois ela já não mamava há quase 5 horas!!!
Bom, no dia seguinte entendi que o “esquisito” era errado. Ela havia mamado com a boca um pouco fechada, sugando somente o bico do peito e acabou ficando roxinho, como nessa imagem que consegui. Essa é a famosa fissura. Minha médica me receitou a Lansinoh e as enfermeiras enfatizaram a importância da pega correta.
Confira na imagem a pega correta e a incorreta, respectivamente.
E aí, fácil ou díficil???
Como eu costumo comentar, no parto sofremos uma atualização de software e fazemos coisas que não sabia que seria capaz.
Deus nos dá sabedoria, com certeza.
😉
Bjinhos