A primeira vez que comemos ‘couscous’ foi nos restaurantes de buffet dos parques da Disney e adoramos. Era um pequeno grão macio soltinho e misturado a vários outros ingredientes. Antes de vir embora compramos no supermercado de lá uma caixinha dos grãos para fazermos em casa.

Obvio que aqui existia, afinal quem nunca escutou falar sobre cuscuz marroquino, cuscuz nordestino, etc? O problema é que aqui é feito de uma forma totalmente diferente e muitas vezes são utilizadas cuscuzeiras (panelas próprias para cozer o grão e preparar os pratos) e não sabíamos se encontraríamos o mesmo tipo de cuscuz.

No Brasil, o cuscuz pode ser feito à base de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. (fonte), por isso, a presença ou não de glúten, o valor calórico ou a quantidade de proteína e fibras pode variar muito.

A grande “novidade” desse post é que vou mostrar pra vocês que o cuscuz não precisa ser uma receita difícil e elaborada, e sim uma alternativa rápida e prática para substituir aquele macarrão de massa pré-frita com tempero lotado de sódio (Quem nunca matou uma fada?) ou até mesmo o arroz e o macarrão!

Depois que chegamos encontramos aqui um cuscuz importado (não sei se foi no Sam’s Club ou no Pão de Açucar) que é separado em porções e fica pronto em 1 minuto a 1 minuto e meio! UM MINUTO!!!! Fala sério! Infelizmente não é fácil de encontrar em todo lugar e também não é uma alternativa muito barata, mas é muito prático e o melhor: saudável.

A caixa custa em média 12 reais e vem com 5 saquinhos de 100g. Cada saquinho é suficiente para 2 pessoas, ou seja, 2,40 por saquinho ou 1,20 por pessoa/porção.

Express Couscous em até 1'30"
Express Couscous em até 1’30”

Aqui em casa gostamos de colocar tomate cereja, uvas passas, manjericão ou hortelã, mas ou menos como o do Almanara (geralmente o marido capricha mais que eu na gourmetização da coisa hehehe), mas ontem – como não tinha nada disso na geladeira – fiz com uma lata de milho e um pouco de champignon na manteiga.

Modo de fazer: Joga o saquinho na água fervendo já “salgada” por 1 minuto ou 1 minuto e meio. Tira o saquinho da água com a ajuda de um garfo, e depois de 30 segundos abre o saquinho, despeja no prato e solta os grãos com o garfo. Mistura a manteiga ou, no meu caso, o milho na manteiga.

Abre o saquinho depois de cozinhar, mistura manteiga ou no meu caso, o milho na manteiga e mistura
Depois de cozinhar por 1 minuto em água salgada fervente, espera 30 segundos e abre o saquinho. 

 

Mistura a manteiga ou no meu caso, o milho na manteiga
Mistura a manteiga ou no meu caso, o milho na manteiga e solta os grãos com o garfo

 

Pronto!
Pronto!

Esse tipo que comprei é semolina de trigo (portanto contém glúten), tem cerca de 6g de proteína e 187 calorias (por 50g), além de fibras.

O cuscuz pode ser servido frio ou quente, como salada ou acompanhamento (com carne ou peixe! Combina com tudo). Ah! Também tem cuscuz doce, mas esse eu nunca fiz.

Como eu não tinha nenhuma foto do couscous mais elaborado, tomei a liberdade de ilustrar com uma salada de verão do Mels Kitchen Cafe:

Couscous cuscuz

O Express Couscous é fabricado na França pela Tipiak e importado pela Aurora (site). Quem não conseguir encontrar, tenta saber com eles qual o distribuidor/supermercado que vende! (Google, eu te amo)

Boa sorte!!! Espero que gostem!

Bjosss

Aninha

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.