Olá mamães

Hoje vamos conversar sobre a alimentação de vocês?

Com tantas preocupações entre o bebe, enxoval, trabalho, casa, marido e afins, algumas mamães acabam se esquecendo de cuidar da sua alimentação.

Para facilitar as escolhas alimentares, vamos ver alguns alimentos que devem fazer parte da alimentação diária da gestante?

Lembrem se que a alimentação da gestante deve ser associada sempre a qualidade e não a quantidade.

A mamãe deve comer para 2 e não por dois,ok?!?!

Carboidratos

São responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo e devem ser escolhidos com cautela. Afinal, chocolates, açúcares também são carboidratos, mas agregam em sua composição gorduras e açucares que não devem ser consumidos em exagero.
Invista em pães, cereais e arroz integrais, que tem em sua composição fibras, que vão auxiliar no bom funcionamento do intestino e auxiliam na saciedade com quantidades menores.
Algumas frutas e tubérculos também são fontes de carboidrato, por isso fazer um acompanhamento e escolhas adequadas garantirá energia e crescimento adequado para mãe e bebe.

Proteínas

São elas que constroem o corpo humano e produzem as nossas células e tecidos. Sendo assim, durante a gestação é importante que as mães escolham boas fontes proteicas, as carnes e laticínios magros que vão garantir a construção de todas as estruturas do corpo humano.
Fontes: carnes vermelhas e brancas, queijo, leite e ovos. As leguminosas como feijão, grão de bico, ervilha, vagem e lentilha, além das oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim).

Ácido Fólico

É uma das vitaminas do complexo B, e infelizmente essa, nós não a produzimos.
O ácido fólico ou vitamina B 9 é indispensável para formação do sistema nervoso do novo bebe. Para as mamães que gostam de programar a gestação, o ideal é iniciar a suplementarão por volta de 3 meses antes da gestação.
Onde encontrar: vegetais verde escuro( brócolis, couve, espinafre)

Cálcio

Mineral indispensável para formação dos ossos e dentes do feto. Suas principais fontes são: leite, queijos, iogurtes ( derivados em geral) e gergelim.

Ferro 

O período de gestação acarreta grandes mudanças no sangue das gestantes e garantir bons níveis de ferro sanguíneo é essencial.
Quantidades adequadas de ferro no organismo, previnem a anemia na gestação e durante o parto onde ocorre grande perda sanguínea.
Fontes: carne vermelha, beterraba, castanhas, feijão, espinafre sai excelentes fonte de ferro.

Omega 3 

Importante durante a gestação e posteriormente no processo de formação neurológica do bebe. Afinal, o omega 3 faz parte do processo de desenvolvimento neurológico do bebe e deve ser consumido durante a gestação pela mamãe e posteriormente na amamentação onde fará parte do leite materno.
Fontes: peixes de água fria( atum, sardinha e salmão)

Mamães lembrem se que os demais alimentos e nutrientes fazem parte da dieta, mas de maneira esporádica.

Evitar o consumo constante e excessivo de doces e gorduras auxilia no ganho de peso adequado, retorno ao peso pré gestacional com maior facilidade e boa nutrição do bem mais precioso de todas vocês não é mesmo???

Por hoje é isso…

Beijos

Sobre Leticia Fadelli

Letícia Fadelli Pio Crepaldi é paulistana, tem 25 anos e é formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2009. Fez cursos na área de Educação Nutricional, Pediatria, elaboração de Cardapio, Assessoria e Consultoria em Escolas. Fez estágio no Banco de Leite Referência do Estado de São Paulo (Banco de Leite Humano Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros), aperfeiçoando em processos de coleta manual e eletrica de leite humano, pasteurização, congelamento e manejo clínico de Aleitamento Materno. Depois de formada, trabalhou de 2011-2012 como Nutricionista da Merenda Escolar de SP, sendo responsável pela alimentação em 10 escolas e creches durante 1 ano na região Leste de SP. Atualmente mora no Japão.