Oiiii queridos!
Como contei na última sexta, meu resultado de glicose pós-sobrecarga deu alterado e fiquei sem chão.
Eu estava muito confiante com meus 5Kg ganhos na gravidez até 28 semanas, e depois disso comi taaaaantooo doce e besteira que ganhei 3Kg em 5 semanas, como contei no post das 33 semanas.
Depois do susto, conversei com o GO, que me proibiu doces por enquanto e pediu que controlasse os carboidratos, além de exigir que passasse na nutricionista para que ela me orientasse quanto ao índice glicêmico dos alimentos.
No final de semana passado, encontrei minha cunhada que acabou de se formar em Nutrição e ela me deu a explicação que eu precisava pra minha vida: a diferença do integral e do branco. Por que o integral é “melhor”, engorda menos?? Por que o alimento integral tem muitas fibras e é como se ele “atrapalhasse” a digestão, fazendo com que ela seja mais lenta e com isso a liberação da glicose ocorre de forma gradual, evitando picos e descargas enormes de insulina!
Era SÓ isso que eu precisava saber… então principalmente no meu caso, é sim muito importante o consumo dos cereais integrais, pois assim não bombardeio minha pequena!
Consegui encaixe na Dra. Alessandra Rodrigues (consultora nutricional) na quarta-feira, indicada pelo Dr. Kalil e pela Dani, uma amiga que consultou com ela. Conversamos, expliquei minha rotina, ela me pesou, mediu minhas gordurinhas, anotou tudo e depois foi me passar a dieta. Apesar dos meus exames não darem diabetes gestacional, somente uma intolerância à glicose, ela me passou uma dieta para diabéticos, sem açúcar nenhum. Não consegui fazer a dieta certinha ainda pois saímos para almoçar/jantar fora nos últimos dois dias, mas só de cortar o açúcar já foi uma melhoria grande. Ela também pediu que eu fizesse essa dieta mais rígida pra não “perder” o meu ganho de peso que estava tão bonitinho, agora no final.
E se eu falar pra vocês que perdi os papéis da dieta e a lista de substituições, vão me xingar muito?? Pois é… na quarta achei que tinha ficado no carro e quando fui procurar, cadê? Bom, vou colocar tudo o que eu lembro e as dicas mais úteis. Liguei no consultório para pedir por e-mail, mas já estava fechado. Agora só segunda.
- Sementes Integrais:
Alimentação rica em fibras nunca foi o forte aqui em casa, então hoje foi minha “estréia” na sessão dos integrais no supermercado aqui perto de casa. Comprei a ‘tal’ da linhaça, que até então eu só conhecia de nome e em cápsulas! kkkkkkkk E a chia, semente que a nutri recomendou. Essa chia é mais difícil de encontrar, e quase deixei na prateleira do supermercado de tão cara que era, mas como sabia que se eu fizesse isso o marido ia ficar bravo comigo, paguei os 22,90. Acho que era esse preço por causa da marca e embalagem. Deve ter outras opções em outros supermercados. E quem não achar, pode usar o dobro da linhaça.

Recomendação: Usar uma colher de linhaça e uma de chia (ou 2 de linhaça) na porção de fruta
- Líquidos
- Frutas:
- Iogurte/Leite:
- Pães, massas, arroz
- Salada
- Frios / Lanches
- Pra beliscar
Mostrei a foto da minha compra de integrais do final de semana e ela pediu que eu trocasse os cookies pelos Diet (da Jasmine ou outro) e o Activia pelo Zero. O restante está ok.
- Guloseimas
Já para adoçar o recomendado é a Sucralose(línea).
Bommmm, pessoall…. era isso!!! Espero que aproveitem as dicas, e qquer coisa pra quem é de SP, corram no consultório dela no Itaim. Ela é uma fofa, e prepara um mega cardápio com receitas saudáveis e deliciosas. Não foi o meu caso pois preciso controlar o áçucar só mais 1 mês, mas a Dani, minha amiga q estava grávida dos trigêmeos passou com ela no começo da gravidez e ganhou praticamente um livro com receitas saudáveis e deliciosas e um cardápio todo pronto.
Site: Alessandra Rodrigues
Bjosssssss