Bom dia mamães…

 

Todos nós sabemos da importância da água para o bom funcionamento do nosso organismo, e o mesmo pensamento deve ser levado em conta para as crianças.

Os pequenos ainda não sabem de suas necessidades, por isso, é importante que as mamães ou cuidadores lembrem-se de oferecer água a cada 1 hora aproximadamente para os pequenos.Essa introdução pode ser gradativa assim como é feita na Introdução da Alimentação complementar/sólida, conforme falamos anteriormente.

A água participa de todos os processos no corpo humano. É a principal fonte de hidratação, e muito importante na manutenção da saúde da pele e bom funcionamento do intestino, e por isso deve ser oferecida também no inverno.

Em alguns casos de alergia, gripes, prisão de ventre e até em quadros de diarreia, é importante oferecer água em maior quantidade para auxiliar no tratamento e recuperação do estado da criança.

Mas e quando a criança se recusa a tomar água??

Aí entra em cena toda criatividade da mamãe. Só não vale não oferecer porque ele não gosta ou apresenta resistência, ok?

Lembram quando falei que o alimento deve ser oferecido diversas vezes e de diferentes formas, antes de ser decretado que a criança não gosta? Com a água o processo é o mesmo, e ainda mais importante pois é um alimento único e não possui nenhum substituto.

 

Vejam dicas para incluir água na rotina dos pequenos e criar um hábito saudável para vida toda:

 

  • Sucos naturais sem açúcar e água de coco podem ser oferecidos, mas nunca substituem a água mineral.
  • Aproveite os horários de brincadeiras, da televisão, após o banho e ofereça água.
  • Ofereça água de diferentes maneiras: no copinho de transição, copo tradicional, canudinho. O importante é beber a água. Caso o bebê ainda não tenha se adaptado, a água pode ser ofertada na mamadeira, mas nunca esqueça de tentar que ele aceite o copo.
  • Estimule seu filho. Beba água na frente dele como exemplo e lembre-se de parabenizar quando ele tomar.
  • Deixe o copinho ou garrafinha da criança a vista, em altura que seja fácil para ele pegar ou demonstrar com facilidade que tem interesse.
  • Não encha demais o copo. Por incrível que pareça um “banho” que eles podem tomar com a falta de coodenação motora, repelem uma nova aproximação.
  • Ofereça água sempre depois das refeições e não antes. Nesse momento as crianças estão mais receptivas pois acabaram de comer uma refeição “de sal”.
  • Na hora de oferecer água, lembre- se de verificar a temperatura. As crianças tendem a rejeitar alimentos e líquidos muito gelados, sendo a temperatura ambiente ou fresca as preferidas. Nem quente, nem gelada demais!!!

E para finalizar, gostaria de deixar um alerta aos papais e mamães: Isotônicos, não devem ser oferecidos para crianças. Nem sob o sol do Nordeste.

Lembre-se que o pequeno esta em fase de desenvolvimento e seus rins são imaturos para receber a carga de sais minerais contidas nesse produto!

 

Gostaram das dicas??

 

Beijos e até semana que vem!

 

Sobre Leticia Fadelli

Letícia Fadelli Pio Crepaldi é paulistana, tem 25 anos e é formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2009. Fez cursos na área de Educação Nutricional, Pediatria, elaboração de Cardapio, Assessoria e Consultoria em Escolas. Fez estágio no Banco de Leite Referência do Estado de São Paulo (Banco de Leite Humano Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros), aperfeiçoando em processos de coleta manual e eletrica de leite humano, pasteurização, congelamento e manejo clínico de Aleitamento Materno. Depois de formada, trabalhou de 2011-2012 como Nutricionista da Merenda Escolar de SP, sendo responsável pela alimentação em 10 escolas e creches durante 1 ano na região Leste de SP. Atualmente mora no Japão.