1 comment

Oiii queridos!!!

Tudo bem? Estava pensando no que escrever hoje pra vocês e recorri à minha “lista” de assuntos pendentes. Um deles era: O resfriado e a gripe na gravidez. Escolhi esse tema principalmente por causa do clima que estamos enfrentando.

Minha rinite está atacada, mucosa nasal irritada, e me lembrei de um resfriado que tive na gravidez. Durante a gestação a principal recomendação é: Não tome nenhum medicamento sem aconselhamento médico, certo?

Quando fiquei resfriada, liguei pra minha médica perguntando se podia tomar um Resfenolzinho e adivinha? A recomendação dela foi: Muita água e repouso! Ahnnn???? Água e repouso? SIM! Meninas, água faz mesmo mágica.

Coriza, olhos lacrimejando, cansaço… eu corria na copa (no trabalho) e tomava um chá quente de limão com mel e muita água. E funciona mesmo!

É claro que alguns resfriados e gripes pegam a gente de jeito e aí só o médico mesmo pra avaliar. O importante é não ter febre. Se tiver febre alta, liga correndo pro médico. Como já disse aqui sobre banhos de banheira/jacuzzi, altas temperaturas corpóreas podem prejudicar o desenvolvimento fetal.

Resumindo:

  • Repouso
  • Muito líquido
  • Chá (desde que não contenha cafeína)
  • Gargarejos com água morna e sal
  • Inalação com soro fisiológico

De todos os medicamentos anti-térmicos e anti-gripais o mais seguro (desde que tomado na dose recomendada) é o Paracetamol, segundo o BabyCenter .

O uso indiscriminado de medicamentos contra resfriado durante o período de gestação aumenta em até três vezes os riscos de a criança desenvolver no útero materno uma doença chamada gastrosquise – um tipo de má-formação congênita que causa uma fenda abdominal pela qual acabam expostos os órgãos do feto. A pesquisa foi realizada com base na análise de cerca de 800 casos nos Estados Unidos e no Canadá, durante os anos de 1995 a 1998. (Rede Maranatha)

Lembrando: uma boa alimentação ajuda a manter sua saúde e sistema imunológico mais fortes.

Já falei dos produtos e acessórios que me ajudam quando a mudança de temperatura pega a Bru, aqui.

Bjos!!!

 

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.