2 comments

Oiiii queridas!!!

Quem nunca – antes de ficar grávida – olhou gestantes andando igual a um pato na rua e pensou: “Affff, eu não vou andar assim!”, mas depois que engravidou descobriu que o “andar de pato” é quase fisiológico? Hein??? Cuspiu pra cima e caiu na testa né?! kkkkk

É claro que algumas mulheres tem o andar MUITO mais esquisito, mas não dá pra julgar… Na gravidez da Bruna tinha uma conhecida que desde os 5 meses de gestação andava com as pernas bem afastadas e mais devagar, e eu só fui ter esse andar esquisito no final da gravidez (eu acho).

A explicação sucinta, achei no blog da Zazou:

Quando a barriga começar a pesar, automaticamente seu corpo vai fazer uma compensação, jogando as costas para trás e deixando as pernas um pouco mais abertas na hora de andar. “O conhecido 'andar de pato' proporciona equilíbrio diante das novas condições do corpo”, explica a ginecologista obstetra, Denise Coimbra, de São Paulo.

Esse andar conhecido como “andar de pato” (que pra mim muitas vezes é um andar de pinguim, pois estamos sempre em pé mas parece que temos uma perna mais curta que a outra pois cada hora que pisamos, pendemos pra um lado) tem muitas razões para acontecer e nessa gravidez percebi algumas situações que provocavam isso:

  • Bexiga cheia

Se eu estiver com a bexiga cheia pode saber que meu andar está diferente. O andar fica mais lento e com o bebê pressionando a bexiga, andamos com mais cautela e sim, com o andar bem esquisito.

  • Dor lombar

Se eu ficar muito tempo em pé ou extrapolar e fazer muito esforço como fiz quando fui montar o berço e quarto da Clara, ou a Árvore de Natal, a coluna começa a doer e com a coluna travada o andar piora muitoooo. Só resolve com uma boa noite de sono ou massagem e exercícios.

  • Barriga muito grande

Quanto maior a barriga maior a necessidade da compensação e equilíbrio e por isso muitas mulheres começam a ter o 'andar diferente' antes de outras, pois cada organismo reage de uma forma. Acho que foi o caso da minha conhecida que andava superrr esquisita aos 5 meses, enquanto a maioria das pessoas demora mais para ter o 'andar de pato'.

  • Gases

Assim como com a bexiga cheia, quando tenho gases o andar piora bastante. A barriga estufada e grande atrapalha o andar e o equilíbrio.

  • Bebê encaixado

Quanto mais baixo o bebê estiver, mais ele vai incomodar. Quando a cabeça encaixa na pelve, ocupa um espaço ali antes livre, e fica mais difícil manter as pernas fechadas. Meu médico disse que a Clara está encaixada, mas como ela ainda está alta, não sinto o incômodo sempre e ainda cruzo as pernas… com o tempo ele disse que nem cruzar as pernas eu conseguiria.

Lembro que há alguns meses flagrei a Bru me imitando andar e percebi que estava andando igual a um pinguim. Foi muito engraçado e assustador vê-la me imitando!! hahahaha Na época devia ser bexiga cheia ou gases, pois a barriga ainda não estava muito grande e depois melhorou. hehehe

E vocês, perceberam que alguns dias estão com o andar bem pior do que outros? Tem dias de PATA aí também? 

grávida andar de pato pata pinguim esquisito

Bjosssss

Foto coluna: Fonte

zp8497586rq
Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.

2 Comments

  1. Oi Ana, tudo bem. Adorei teu blog, eu tenho uma situacao muito parecida a sua, com a diferenca que moro atualmente na Alemanha e meus filhos sao meninos, hehe. Tenho o Gabriel de 2 anos (calculo que a idade da Bruna) e o Guillermo que irá nascer agora em Marco. Também sou cesariada do Gabriel e quero tentar um parto normal nesse segundo, vamos ver se tenho a sua sorte!! Encontrei seu blog procurando relatos de partos normais após cesariana, e vou comecar a seguir porque me pareceu muito interessante. Se quiser, da uma passadinha no meu blog: http://alebbs.blogspot.de/

    Foi bom te encontrar e ver que há outras maes na mesma situacao! Vou seguir seu blog daqui por diante. Bjinhos

  2. Oiii Alessandra!!!! que legall!!!!
    Te desejo muita sorte!! que dê tudo certo!
    Desculpa a demora em responder.. deixei eu e-mail com a notificação do comentário como não lido pra responder depois pelo computador e acessar o seu blog.
    A diferença das meninas é de 2 anos e 2 meses!! igualzinho!!
    Obrigada!!!
    Bjsss

Comments are closed.