1 comment

Oiii pessoal!!!

Esse fim de semana uma leitora, Ju, postou no facebook sobre a dificuldade que ela encontrava para dormir na gravidez, e achei um tema legal pra abordar aqui e tentar dar dicas.

É impressão minha ou quase todas as mulheres normalmente dormem de bruços? Pois é… Conforme a barriga vai aumentando, essa posição se torna inviável e temos que nos adaptar ao novo corpo inclusive na hora de dormir, e não ‘só’ de vestir, andar, levantar, etc.

Cada pessoa encontra um jeito próprio para isso. Vou dar umas dicas, mas pode ser que a melhor posição pra mim não seja a melhor posição pra você/esposa/amiga.

Dormindo de Bruços 

No começo até dá pra dormir de bruços, mas como eu disse ali em cima, chega uma hora que a posição começa a incomodar e se torna inviável. Se você consegue dormir de bruços por um tempo, ótimo. Não se preocupe que não vai “esmagar” o bebê. Ele está bem protegido lá dentro com muito liquido, placenta e órgãos ao redor.

Lembro de um dia na gravidez da Bruna aos 6 meses e meio, que eu estava muiiiito cansada e a única forma que consegui dormir foi de bruços. Logo em seguida a gente mesmo vira de lado ou muda de posição, mas se depender disso pra “pegar no sono”, amiga, vai fundo! Rs

Barriga pra cima

Essa posição confesso que nunca tentei, e na minha opinião é melhor nem acostumar. A partir de um certo momento (não sei se idade gestacional ou tamanho de barriga), minha coluna “trava” se eu me deito dessa forma. Só rola no sofá pra ver tv, mas acho que eu nunca conseguiria o tal do “pegar no sono”.

Lembro na gravidez da Bru que um dia (lá no oitavo mês) fui na depilação e não conseguia levantar da maca… Nessas horas, só saindo de lado mesmo. E quanto mais avançada a gravidez, mais difícil é esse levantar de barriga pra cima.

Pode ser que em pessoas mais ativas (exercícios regulares) e que fazem fisioterapia e massagens, esse desconforto seja menor.

De lado

A posição mais recomendada é essa, mas mesmo assim algumas pessoas têm desconforto.

Na gravidez da Bruna, ainda fui alertada de que era pra dormir sobre o lado esquerdo, pois do direito passa a veia cava inferior, e quando se está muito inchada ou com ganho de peso excessivo, ela pode ficar um pouco comprimida, diminuindo o transporte de sangue ao coração. Nessa gravidez não estou me importando muito com o lado não, mas se vocês não sentirem necessidade de dormir do lado direito, dêem preferência para o esquerdo e a chance de dar certo é ainda maior.

Vi uma entrevista do meu medico outro dia falando que para diminuir o desconforto, a gestante deve dormir com mais 5 travesseiros. Isso mesmo, 5! Kkkkkk ele disse para colocar 2 apoiando as costas, 1 sob a barriga, para que ela não fique deslocada para baixo e force a musculatura da cintura, um entre os joelhos e um abraçado, ou seja 5 “almofadinhas” como ele disse.

Quem quiser assistir a essa entrevista, está no link no site do Bem Estar da Globo.

Parece (e é) exagero, mas sabendo onde encaixar o travesseiro, acho que essa dica ajuda sim. Essa dica tem o mesmo efeito daqueles travesseiros para grávida, muito comum nos EUA. (50 dólares na Amazon)

Travesseiro para gestante

Minha posição preferida

Eu faço um lado-bruços só pra enganar e durmo super bem, e sem os travesseiros.

Como? Deixo uma das pernas esticadas (a do lado que estou deitada), e a outra, dobrada (o pé fica na altura do joelho da outra perna). Dessa forma a barriga fica apoiada na cama e não força a musculatura, meus braços continuam sob o travesseiro e o rosto virado.

Não achei nenhuma imagem pra ilustrar na internet, então vai uma foto (tosca) mesmo. ehehhe

Minha posição preferida para dormir #aos7meses

Bjossssss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.