Quando a Bruna tinha 2 anos e 3 meses tive minha primeira preocupação com a linguagem e a fala. Ela havia acabado de entrar na escola e a Clara tinha 1 mês de vida, então eu tinha medo de ela não ser compreendida na escola e regredir com os primeiros balbucios da irmã.

Eu não sabia até quando poderia “aceitar” que a Bru engolisse algumas silabas e trocasse letras e sabia que essa dúvida era muito comum entre as mães, por isso pedi a uma amiga fonoaudióloga que escrevesse um post a respeito pra mim, que foi publicado aqui no blog com o título A comunicação e a aquisição da fala nos primeiros anos de vida da criança. Por Joana Nagaoka. Nesse post ela descreve todas as trocas comuns às crianças e o que é esperado para cada ano de vida. Não deixem de ler.

Notei uma melhora grande com aproximadamente 2 anos e 9 meses, 3 anos.

Alerta na escola

Na reunião pedagógica individual a professora da Bru me disse que ela e outro coleguinha ainda estavam omitindo algumas letras e sugeriu que fosse feita uma avaliação com uma fonoaudióloga. Ela quis fazer um alerta apesar de ainda estar dentro da idade aceitável, pois a partir do ano que vem é muito importante que ela consiga pronunciar as palavras corretamente, para ouví-las e “escrever”, identificando cada letra com o som da palavra. Por exemplo: Se ela continuar falando CALA, ela nunca vai conseguir escrever CLARA pois não é isso que ela pronuncia e escuta. BLUSA será BUSA. E por ai vai.

Incrivelmente no mesmo dia dessa reunião ela desceu do carro e falou: BRLUNA. Bruna deixou de ser BUNA e ganhou um RL bastante enrolado. Comemorei muito, mas não desisti da fono (até porque ela ainda omite e troca muitos grupos).

A avaliação na fonoaudióloga

Começamos na semana passada. Primeiro respondi a um questionário sobre a vida dela. Como nasceu, com que tempo, se usou chupeta, mamadeira, comportamento, doenças, alergias, alimentação. Depois ela começou os testes com as palavras e a fono ia anotando a pronúncia dela.

Na segunda sessão eu fiquei do lado de fora com a Clara e ela saiu até cansada. Disse que falou tantas palavras que a Bia pegou mais pra ela, pois foi muito rápida! <3

Na próxima sessão preciso levar alimentos sólidos e pastosos pra ela (banana, iogurte) para que ela analise como ela mastiga e deglute e aí então ela me fala sobre os resultados e o tratamento necessário.

A Bruna completa 5 anos na próxima semana e ainda não consegue pronunciar os Grupos BL, PR, BR, CL, etc. É recomendado que com 5 anos a criança já consiga falar corretamente as palavras.

Depois conto sobre a evolução dela. Por enquanto, vejam algumas das conquistas que registrei nos últimos 2 anos.

Bjssss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.